Os 50 Benefícios da Moringa Oleifera Para Saúde

Tudo Sobre Os 50 Benefícios da Moringa Oleifera Para Saúde!

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Moringa

Benefícios da Moringa Oleifera Para Saúde que você precisa conhecer. Além disso, você provavelmente nunca ouviu falar da Moringa Oleifera, também popular como Acácia branca. Essa erva é utilizada há milênios por povos na África, Índia e Ásia para fins culinários, pois o seu sabor é semelhante ao do rabanete.

Entretanto, ela tem ganhado cada vez mais notoriedade no mundo, principalmente no meio científico, por pesquisadores que estão cada vez mais empolgados com suas excelentes propriedades de cura e no combate ao câncer.

moringa oleiferaAlém disso, uma consulta na Universidade Médica da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, demonstrou que os efeitos citotóxicos da Moringa Oleifera que prejudicam células vivas podem, na verdade, ser uma grande arma contra células cancerosas.

A oleífera faz parte de um gênero de plantas, das quais existem 13 espécies diferentes, pertencente à família das moringas. A mais utilizada de todas elas é a Moringa Oleifera, nativa dos sopés das montanhas do himalaia.

O nome moringa vem de diferentes idiomas locais e significa ‘baqueta’, pois sua aparência lembra uma baqueta de tocar bateria ou tambor.

Você pode consumir a moringa uma vez por dia, em pó ou em forma de cápsulas. Também é possível aplicá-la sobre a pele para prevenir o surgimento de câncer de pele e o crescimento de fungos.

Propriedades da Moringa:

A Moringa Oleifera é rica em vitamina A, vitamina B e vitamina C, além de minerais como o cálcio, o sódio, o ferro e o fósforo, o magnésio e o potássio, a planta ainda fornece quatro vezes mais cálcio que o leite, sete vezes mais vitamina C do que a laranja, três vezes mais potássio que a banana e quatro vezes mais vitamina A do que a cenoura.

Um dos principais motivos de tanta notoriedade sobre a Moringa Oleifera no meio científico é devido a presença de três compostos muito importantes que foram encontrados na erva.

Foi também comprovado nos estudos que alguns compostos presentes na planta tem a capacidade de inibir, reduzir e até mesmo parar o crescimento e matar células cancerosas, o que torna a Moringa Oleifera um incrível e potente adversário contra o câncer. Agora, confira mais detalhadamente Os Benefícios da Moringa Oleifera Para Saúde:

1. Atividade Antimicrobiana e Antifúngica:

As raízes de Moringa Oleifera possuem atividade antibacteriana e são relatadas como ricas em agentes antimicrobianos. Estas propriedades são relatados por conter um princípio antibiótico ativo, a pterigospermina, que tem poderosos efeitos antibacterianos e fungicidas.

2. Atividades Anti-espasmódicas, Anti-ulceras e Hepatoprotetoras:

As folhas de Moringa Oleifera têm sido extensivamente estudadas farmacologicamente e descobriu-se que a extração do alcoólico e seus constituintes mostram efeitos antiespasmódicos possivelmente por bloqueio do canal de cálcio.

3. Trata o Hipertiroidismo:

Estudos relataram que extratos aquosos de folhas de Moringa Oleifera regularam o hormônio tireoidiano e podem ser utilizados ​​para tratar o hipertireoidismo, além de exibirem efeito antioxidante.

4. Como Agente Purificador de Água:

Segundo Narasiah e Ndabigengesere, as sementes da Moringa Oleifera é um dos melhores coagulantes naturais para impurezas descobertos até agora. Além disso, Kalogo, confirmou que as sementes de moringa esmagadas são uma substituição “viável” a coagulantes sintéticos.

No Sudão, o extrato bruto das sementes de moringa é utilizado em vez de alúmen, por mulheres rurais para tratar a água do Nilo altamente turva por causa de uma tradição, causando distúrbios gastrointestinais e doença de Alzheimer.

5. Ação Antioxidante:

À medida que nós envelhecemos, nosso corpo começa a liberar mais radicais livres que geram um estresse oxidativo em nosso corpo. Esse estresse oxidativo pode levar a doenças degenerativas como Parkinson, Alzheimer e ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) – além de facilitar o desenvolvimento de um câncer.

beneficios da moringa oleifera

Em pesquisa conjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, foi descoberta a capacidade da planta no combate desses radicais livres, impedindo a proliferação destas doenças, além de ainda ajudar na prevenção e controle do câncer.

6. Reduz Inflamações:

Os flavonoides, isotiocianatos e ácidos fenólicos encontrados nas folhas, vagens e sementes da moringa representam seu grande potencial anti-inflamatório.

O diabetes geralmente causa problemas circulatórios que podem ser administrados através de suplementos inibidores de inflamações, tornando os suplementos a base da Moringa uma ótima opção natural para essas pessoas gerenciarem o açúcar no sangue e cuidar dos sintomas da diabetes.

7. Combate a Caspa:

Devido as quantidades abundantes de minerais como ferro, cálcio, magnésio, selênio, potássio, cobre e mangânes, a Moringa Oleifera também pode ajudar no combate a caspa.

8. Estimula a Circulação Sanguínea:

A Vitamina E presente na Moringa é uma rica propriedade antioxidante que estimula a circulação sanguínea em volta do couro cabeludo. O movimento apropriado de sangue para o couro cabeludo ajuda a auxiliar na absorção de mais nutrientes disponíveis nos folículos pilosos.

9. Previne Artrite:

As raízes de Moringa são usadas na medicina clássica para regular distúrbios do sistema circulatório, para estimular a fome e para aumentar o desempenho do aparelho digestivo. Além disso, a moringa é capaz de alimentar disfunções sexuais, complicações do aparelho reprodutor feminino e prevenir artrite.

10. Gerencia Pressão nas Artérias:

A Moringa Oleifera auxilia a alentar os graus de força de uma maneira natural, que é de longa duração. Similarmente é adelgaçado para cicatrizar úlceras, diminuir tumores, diminuir a dor da artrite e até mesmo ardor e moderar pressão nas artérias. Agora, confira a receita do chá de moringa para sua saúde:

11. Trata Edema:

Os extratos da Moringa são eficientes no tratamento de edema. Os estudos confirmaram que o tratamento com extrato da raiz da Moringa Oleifera, que possui qualidades anti-inflamatórias, tem sido significativamente eficiente na inibição do desenvolvimento de edema..

12. Protege o Fígado:

O Extrato da Moringa Oleifera exerce um efeito hepatoprotetor sobre o fígado. Além disso, estudos têm validado a eficácia da Moringa contra a lesão hepática causada por drogas anti-tuberculose, bem como seus efeitos estimulantes no processo de aceleração e de recuperação.

13. Previne e Combate o Câncer:

A Moringa Oleifera é um agente anticancerígeno e é altamente valorizado nas terapias contra tumores. A investigação tem demonstrado que os extratos desta árvore contêm propriedades quimio preventivas atribuídos à presença de componentes fenólicos da quercetina e campferol.

Outro estudo provou a função do composto bioativo em niazimicin restringindo o desenvolvimento de células cancerosas. Extratos de Moringa conferem efeitos na cura de vários tipos de câncer, como o câncer de ovário, carcinogêneos hepática e até mesmo papillomagenesis, além de inibir a proliferação de células cancerosas malignas e induzindo a apoptose, também popular como morte celular programada.

14. Trata Doenças Neurodegenerativas:

A eficácia da Moringa foi muito valiosa para tratar doenças neurodegenerativas. Mais uma vez os estudos têm demostrado que o tratamento com extratos desta planta tem o potencial de alterar monoaminas do cérebro como noradrenalina, serotonina e dopamina, e ainda estende sua proteção contra deficiências monoaminérgicos relacionadas com a doença de Alzheimer.

15. Benefícios da Moringa Para Distúrbios do Estômago:

Os isotiocianatos encontrados na Moringa são eficazes no tratamento de desordens abdominais, tais como a obstipação, gastrite e colite ulcerativa.

Estudos também tem demostrado que os extratos de Moringa podem ser considerados como uma alternativa à base de plantas eficaz de uma gama de anti-ácidos e anti-histamínicos disponíveis comercialmente.

po de moringa oleifera

16. Mantém a Pele Saudável:

O óleo da semente da Moringa é muito útil para a pele. Os efeitos hidratantes e desintoxicantes dos extratos da Moringa ajudam a neutralizar os efeitos de poluentes nocivos, previne rugas e retarda o envelhecimento prematuro.

17. Benefícios da Moringa Para Diabetes:

A Moringa Oleifera ajuda a exercer efeitos antidiabéticos no tratamento de diabetes Mellitus. Além disso, as pesquisas demonstraram que o tratamento com Moringa funciona de forma positiva para a redução da glicose no sangue, açúcar e proteínas na urina em indivíduos diabéticos.

18. Melhora a Saúde Óssea:

Os extratos da Moringa Oleifera são benéficas para a manutenção da saúde dos ossos, o que é atribuído à presença de minerais tais como fósforo e cálcio. Os extratos possuem propriedades anti-inflamatórios e são eficientes no tratamento de estados dolorosos, tais como a artrite.

19. Moringa Oleifera tem Efeitos Imunossupressores:

A semente da Moringa Oleifera possuem propriedades imunossupressoras. Imunossupressão deliberada é precisa para inibir a ativação do sistema imunitário do corpo, a fim de prevenir a rejeição de certos tratamentos, em especial o transplante de órgãos e doenças autoimunes como a artrite reumatoide.

20. Moringa na Proteção do Sistema Cardiovascular:

Os extratos da Moringa Oleifera são úteis para a prevenção de danos do miocárdio ou cardíaco, devido à presença de antioxidantes poderosos. As pesquisas realizadas sobre este assunto têm fornecido provas que comprova os efeitos antiperoxidative e cardioprotetor de terapia da Moringa.

21. Benefícios da Moringa Para Tratar Herpes:

A erva da Moringa é eficiente contra a infecção causada pelo vírus herpes simplex. Os efeitos de cura de erva da Moringa previnem o desenvolvimento de lesões na pele e ajuda a inibir a formação de placa causada pelo vírus infectante.

22. Moringa tem Propriedades Antialérgicas:

Os Extratos das sementes de Moringa possuem qualidades antialérgicas. Além disso, pesquisas comprovaram a ação inibitória da moringa nas reações de hipersensibilidade envolvidos em várias doenças alérgicas, incluindo anafilaxia e rinite alérgica.

23. Alivia Sintomas de Asma:

Os benefícios do extratos da plantas da Moringa Oleifera também incluem alívio de asma brônquica e inflamação causada nas vias aéreas. Segundo uma pesquisa, o tratamento com Moringa ajuda a reduzir a gravidade dos ataques de asma e vários sintomas como dispneia, aperto no peito, tosse e pieira.

24. Moringa tem Propriedades Anti-fúngicas:

As folhas da Moringa Oleifera contêm qualidades antifúngicos. Os efeitos inibidores ajudam na prevenção do crescimento de fungos que causam doenças contaminantes, tais como Penicillium e Aspergillus.

25. Benefícios da Moringa Oleifera Para Saúde Capilar:

Os efeitos favoráveis do óleo da semente da Moringa para o cabelo saudável tem sido apreciado desde os tempos antigos. É altamente eficiente na limpeza e purificação do cabelo e protege de danos ambientais, incluindo a radiação ultravioleta. Ele serve como um condicionador valioso para o couro cabeludo, reforçando as raízes e estimulando o crescimento do cabelo.

beneficio da moringa oleifera

26. Benefícios da Moringa Para Tratar Urolitíase:

Os extratos da Moringa são eficientes contra a formação de pedras no rim, útero e bexiga. De acordo com a investigação, a administração da raiz da moringa exerceu atividade anti-urolitíase e resultou em uma notável redução nos níveis de oxalato urinário.

27. Moringa Para Tratar Doença Falciforme:

A Moringa Oleifera é eficaz no tratamento da doença falciforme. Estudos recentes validaram o potencial anti-falcização de extratos de plantas de Moringa, o que é atribuído à presença de flavonoides e zinco, tais como campferol, acacetin e quercetina, bem como os ácidos fenólicos, tais como o ácido vanílico e ácido melilotic.

28. Melhora a Saúde dos Olhos:

Rica em antioxidantes, a Moringa Oleifera é benéfica para fornecer proteção contra danos da retina. Além disso, estudos científicos têm fornecido elementos que provam sobre os efeitos retino protetores da moringa em assuntos de teste. O tratamento com Moringa também ajuda na prevenção da dilatação dos vasos da retina e mantém a vasculatura retiniana intacta.

29. Ajuda na Cicatrização de Feridas:

Os extratos das folhas da planta possuem propriedades que ajudam na cicatrização de feridas. Pesquisas têm fornecido provas sobre os efeitos curativos da Moringa para tratar feridas com relação à resistência de quebra de pele, índice de fechamento de feridas e redução da área da cicatriz.

30. Previne a Hipertensão Pulmonar:

A Moringa Oleifera é eficaz em manter níveis ótimos de pressão de sangue no corpo. Além disso, os componentes bioativos, tais como isotiocianato de niaziminin, que são encontrados na Moringa previnem o espessamento das artérias e reduz o desenvolvimento de hipertensão pulmonar.

31. Fortalece o Sistema Imunológico:

Os extratos etanoicos presentes nas folhas da planta ajuda a fortalecer o sistema imunológico do corpo. Ela também ajuda a aumentar a resposta imunitária celular e exerce efeitos positivos sobre vários outros valores do sistema imunitário, tais como a contagem de leucócitos totais, reação de hipersensibilidade e anticorpos.

32. Moringa Oleifera Contra o Nefrotoxicidade:

Os extratos dessa planta exercem um efeito protetor contra a nefrotoxicidade, que se refere aos problemas renais causados em consequência da exposição a certas toxinas e drogas. Além disso, estudos revelaram que o efeito nefroprotetor da Moringa Oleifera ajuda na atenuação de lesões renais, devido ao seu elevado teor de antioxidantes.

33. Moringa Auxilia o Colesterol Bom:

Os extratos da Moringa ajudam como um remédio eficiente para a manutenção de níveis saudáveis de colesterol no organismo. Além do mais, estudos confirmaram os efeitos hipocolesterolêmicos da moringa, que ajuda na redução do elevado teor de gordura por subir os níveis de fígado, rim e de colesterol sérico.

34. Trata Anemia:

Os extratos da moringa são benéficos no tratamento de Anemia. Estudos têm comprovados o fato de que o tratamento com Moringa Oleifera ajuda a facilitar a absorção do ferro, aumentando a contagem de células vermelhas do sangue e ajudando a manter os parâmetros sanguíneos funcionando corretamente.

cha de moriga

35. Previne a Obesidade:

A Moringa Olifeira ajuda no combate à obesidade, graças às suas qualidades altamente nutritivas e de baixo teor de gordura. O conteúdo impressionante de vitamina B presentes nas folhas de Moringa ajudam na digestão e converte o alimento em energia em vez de armazená-lo como gordura.

Outros Benefícios da Moringa Oleifera Para Saúde:

  • Reduz os níveis de glicose no sangue;
  • Reduz o colesterol ruim (LDL);
  • Reduz a pressão arterial;
  • Melhora as articulações, graças ao seu efeito anti-inflamatório;
  • Fortalece os músculos e ossos;
  • Ajuda no emagrecimento;
  • Melhora as funções mentais, como a memória e capacidade de aprendizagem;
  • Ajuda no crescimento do cabelo;
  • Protege o fígado e os rins;
  • Oferece mais beleza e saúde da pele;
  • Queima a gordura corporal;
  • Acelera o metabolismo;
  • Trata pacientes com HIV;
  • Aumenta a produção de leite materno;
  • Combate e previne a cegueira.

Receita de Chá de Moringa Gelado:

INGREDIENTES:

  • 500ml de água fervente;
  • Uma colher e meia de chá das folhas secas de moringa;
  • gengibre fresco;
  • Mel a gosto;
  • suco de laranja a gosto.

MODO DE PREPARO:

Você deve adicionar uma colher e meia das folhas secas de moringa a 500ml de água quente. Depois, misture com um pouco de mel e gengibre fresco e suco de laranja a gosto. Agite vigorosamente a mistura durante dois minutos, coloque gelo e leve à geladeira por pelo menos 4 horas.

O chá da moringa gelado pode ser utilizado também com água de coco ou até mesmo com caldo de cana no lugar do suco de laranja, garantindo assim um delicioso sabor refrescante e, principalmente, energético.

Como Consumir a Moringa ?

A planta pode ter todas as suas partes consumidas. As folhas, por exemplo, podem ser utilizadas na forma de salada ou cozidas, como alimentos complementares de sopas.

Além disso, a vagem pode ser cozida em água e depois aberta para se consumir as sementes –, pode-se consumi-las também torradas.

As raízes da planta, que possuem formato semelhante às cenouras, mas menores, apresentam um sabor picante, podendo ser utilizadas na forma de salada também, assim como as flores.

Existem ainda cápsulas à venda nos mercados que são feitas com o pó das folhas da Moringa Oleifera, o extrato, feito com a casca e as raízes, e o mel que é feito com as flores.

Contraindicações da Moringa:

O consumo excessivo da moringa pode causar toxicidade de algumas vitaminas, por isso, o ideal é que seu consumo seja feito com a orientação de um médico ou nutricionista.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.