Os 101 Benefícios da Moringa Para Saúde!

→ 101 Benefícios da Moringa Para Saúde!

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Moringa

Os Benefícios da Moringa Para Saúde são diversos e precisamos conhecer. Além disso, a planta da moringa está começando a ganhar mais popularidade como um novo “superalimento” por seu perfil altamente nutritivo e poderosas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e protetoras dos tecidos, entre muitos outros benefícios da moringa para a saúde.

Moringa

A moringa tornou-se popular como um suplemento natural de pó de folhas, embora as vagens, raízes, casca, flores, sementes e frutos também são comestíveis.

O Que É Moringa – A “Árvore Milagrosa”?

A moringa, também conhecida como árvore da baqueta, é uma planta altamente valorizada e versátil que pertence à família Moringaceae. É uma árvore caducifólia de crescimento rápido que é nativa da Índia e é amplamente cultivada em áreas tropicais e subtropicais em toda a Ásia, África e América do Sul. É amplamente conhecido por muitos outros nomes, incluindo Ben Ben e Ben Oil Tree.

Embora a ciência moderna tenha descoberto recentemente o seu valor, a moringa tem proporcionado uma infinidade de benefícios em várias culturas desde os tempos antigos. Foi valorizado pelos romanos, egípcios e gregos pelo seu impacto medicinal em uma série de doenças.

Hoje, seu uso tem sido encorajado por várias organizações humanitárias para combater a desnutrição e seus efeitos nas regiões atingidas pela pobreza, principalmente devido à sua viabilidade econômica e rápido crescimento.

Sua árvore tem uma casca espessa e esbranquiçada, com galhos caídos e frágeis e folhetos longos, verdes e ovais. Na terapia ayurvédica, é valorizada por sua impressionante variedade de usos terapêuticos, comumente atribuídos às suas propriedades antifúngicas, antivirais, antidepressivas e anti-inflamatórias.

Informações Nutricionais da Moringa:

A desconhecida e curiosa planta possui uma série de aminoácidos essenciais em sua composição, que nada mais são do que os blocos de construção das proteínas.

A moringa contém ainda significativas quantidades de vitaminas, como Vitamina A, e vitaminas do complexo B (como Vitamina B1, Vitamina B2, vitamina B3, Vitamina B6 e Ácido fólico), além de quantidades moderadas de Vitamina C, que potencializa o funcionamento do sistema imunológico.

Quando falamos de minerais, podemos encontrar nessa incrível planta altas doses de Cálcio, Potássio, Ferro, Fósforo, Magnésio e Zinco.

Como ocorre em outras plantas comestíveis, as quantidades de carboidrato, proteínas e gorduras são bastante baixas. Agora, veja Os 101 Benefícios da Moringa Para Saúde:

1. Ajuda na Produção de Aminoácidos:

A moringa possui todos os aminoácidos fundamentais importantes pelo corpo. Os aminoácidos são os blocos de construção das proteínas que são importantes para crescer, abrigar-se e preservar as células. O corpo humano acarreta de 10 a 12 aminoácidos. Os restantes 8 aminoácidos são conhecidos como os aminoácidos fundamentais que precisam ser fornecidos através da dieta diária e moringa possui todos eles.

2. Controla a Pressão Arterial:

A moringa auxilia a alentar os graus de força de uma maneira natural, que é de longa duração. Similarmente é adelgaçado para cicatrizar úlceras, diminuir tumores, diminuir a dor da Artrite e ardor e moderar pressão nas artérias.

3. Benefícios da Moringa Para Pacientes com AIDS:

O uso diário de moringa como parte do regime cura o mecanismo de abrigo natural do corpo. É um estimulante defendido e é várias vezes receitado para pacientes com AIDS.

4. Previne a Cegueira:

Moringa

É rica em Vitamina A ou betacaroteno e age como um artifício eficaz em oposição a a cegueira.

5. Controla a Diabetes:

Como equilibra os graus de açúcar, pode ser surpreendentemente eficaz em oposição a diabéticos.

6. Reduz o Colesterol:

O crescimento do consumo de junk food no acontecimento atual pode provocar a graus elevados de colesterol. A moringa auxilia no imobilidade dos graus de colesterol no corpo.

7. Acelerar o Metabolismo:

O uso de moringa estimula o metabolismo e a estrutura celular do corpo.

8. Ajuda na Cicatrização de Feridas:

Por causa de as suas características anti-inflamatórias e anticépticas, a moringa facilita a cicatrização ágil de lesões mais baixos, como contusões, afável e queimaduras.

9. Previne a Artrite:

As raízes de moringa são utilizadas na medicina clássico para moderar distúrbios do sistema circulatório, para estimular o fome e para aumentar o desempenho do aparelho digestivo. Além destes, são capazes de alimentar disfunções sexuais, complicações do aparelho reprodutor feminino e Artrite.

10. Previne Câncer de Ovário:

De acordo com o estudo, certos elementos contidos nas raízes de moringa são capazes de cicatrizar o câncer de ovário, cálculos renais e inflamações. E melhoram a ofício renal absoluto, permitindo que o corpo libere o Cálcio e fosfatos dos rins de maneira mais eficientemente.

11. Estimula a Circulação Sanguínea: 

A Vitamina E em moringa é um rico antioxidante que estimula a circulação sanguínea em volta do couro cabeludo. O movimento apropriado de sangue para o couro cabeludo auxilia na absorção de mais nutrientes disponíveis nos folículos pilosos.

12. Evita Queda de Cabelo:

Moringa é um armazém de todos os nutrientes importantes para o cabelo sadio. A queda de cabelo acontece por causa de à carência de vitamina B – especificamente Vitamina B6, Biotina, inositol e Ácido fólico.

Circulação sanguínea adequada para o couro cabeludo permite folículos pilosos a crescer mais forte e sadio. Vitamina C, juntamente com Vitamina E auxilia na adiantamento da circulação sanguínea no couro cabeludo. É crucial para preservar capilares que levam sangue para os folículos.

13. Combate a Caspa:

A moringa possui quantidades abundantes de minerais como Cálcio, Ferro, Potássio, Magnésio, Selênio, Cobre e Manganês, que são fundamentais para cabelos saudáveis.

14. Benefícios da Moringa Para Couro Cabeludo:

O óleo de Moringa é um suplemento natural para aumentar a saúde e o vigor do cabelo e do couro cabeludo. Massagem frequente com esse óleo ajuda a diminuir as pontas duplas e caspa. Fornece vitaminas rejuvenescedoras e minerais para os folículos pilosos e tecidos do couro cabeludo.

15. Combate as Rugas:

Verificou-se que a moringa tem propriedades de anti-envelhecimento. O resultado dos radicais livres na pele humana causa o advento de rugas e torna a pele envelhecida e pouco robusto às linhas. A moringa possui ótima personalidade de higienização que ajuda na higienização das células da pele de radicais livres e restaura a calor e pele jovem.

16. Repara a Células da Pele:

Moringa

A moringa contêm por volta de 30 antioxidantes que contribuem bastante para a pele sadio. Além disso, o seu óleo é altamente absorvível e, então, auxilia na entrega destes poderosos antioxidantes para as células da pele.

17. Ajuda na Produção de Colágeno:

As folhas de moringa similarmente contêm enxofre. Esse mineral está presente em cada única célula do corpo e é o elemento alicerce para o colágeno e a queratina. O colágeno é uma elemento elástica que acontece flexibilidade e afeto à pele e queratina é uma elemento rígida que acontece à pele acerto e vigor. Estas duas substâncias formam a maior parte do tecido da pele e são compostas de proteínas construídas a começar por enxofre.

18. Benefícios da Moringa Para Aparência Facial:

O extrato de semente da erva é popular na indústria de cosméticos devido as suas vantagens terapêuticas de cuidado com a pele e características de purificação da pele. E tem a personalidade de coar impurezas que estão agudamente enraizadas dentro da pele e incríveis características desintoxicantes e rejuvenescedoras.

E amplifica a beleza da pele, equilibrando a coloração natural e tonalidade. Uma carteira ensejo de folhas de moringa embeleza e pode ser usada como uma aparência facial.

19. Ajuda a Combater o Fumo:

O extrato de sementes de moringa é utilizado em cremes protetores e possui a personalidade de proporcionar proteção em oposição a a fumaça do cigarro e contaminação por metais pesados.

20. Limpa a Pele:

É um rico administrador de higienização e pó de bago de moringa é utilizado como um elemento ativo em cremes de higienização profunda e loções. E protege a pele em oposição a a contaminação.

21. Mantem a Saúde do Cérebro:

Quem imaginaria que esta planta poderia fazer o seu cérebro funcionar melhor? Estudos recentes revelam que o extrato de folha de moringa ajuda a melhorar a memória. O alto teor de antioxidantes das Vitamina C e Vitamina E ajuda a combater o estresse oxidativo na doença de Alzheimer.

22. É um Laxante Suave Natural:

Está tendo problemas no banheiro? Não se preocupe quando moringa está aqui! Complementar sua dieta com extrato de folha de moringa pode aliviar seus problemas de constipação. De acordo com um estudo realizados em ratos, verificou-se que a planta reduziu o tempo de defecação.

23. Possui Propriedades Anti-Câncer:

O extrato de folha de moringa mostrou ter uma atividade antioxidante muito alta. É carregado com fenólicos, flavonoides e ácido ascórbico. Assim moringa auxilia na luta e danos dos radicais livres.

Estudos têm mostrado que a planta pode até mesmo inibir danos ao DNA oxidativo. O que isso significa para você? Um organismo mais enérgico e “sem idade” com alta imunidade e proteção contra várias doenças terminais como câncer!

24. Diminui Edemas:

O edema é o acúmulo de líquidos intersticial que é responsável por uma série de problemas de saúde. A ingestão da planta diminui edemas e com isso uma série de problemas como barriga inchada e retenção de líquidos são resolvidos.

25. Funcionamento do Sistema Digestivo:

Moringa

Por ser um alimento rico em fibras, vitaminas e minerais a planta favorece o bom funcionamento do sistema digestivo.

Pessoas que tem o intestino preguiçoso e começam a consumir a planta, notam a diferença em poucos dias, por isso muitos médicos tem recomendado a ingestão do alimento para reversão dos problemas de prisão de ventre.

26. Mantem a Saúde Cardiovascular:

Outro grande benefício aos consumidores da planta diz respeito ao seu potencial de proteção cardiovascular. Por conter uma série de vitaminas, minerais, antioxidantes e fibra alimentar, o vegetal contribui para a diminuição do colesterol ruim, o LDL.

Ao diminuir os níveis de colesterol, o vegetal auxilia a diminuição dos níveis de lipídios no sangue, diminuindo assim as chances de trombose, AVC, insuficiência renal, e até mesmo infarto agudo do coração.

27. Controla e Previne o Diabetes:

Por conter baixas quantidades de carboidrato e bastante fibra alimentar, a planta em questão é um ótimo alimento para ser ingerido por quem tem diabetes.

Sua ingestão não causa picos de glicose no sangue, o que previne de modo quase que automático a grande liberação de insulina na corrente sanguínea. O resultado é um controle da doença e até mesmo uma prevenção.

28. Promove a Saúde Neurológica:

Estudos recentes demonstraram que a planta pode ser muito valiosa no tratamento de doenças neurológicas degenerativas.

O consumo do vegetal possui o potencial de alterar as monaminas do cérebro, como a dopamina, noradrenalina e serotonina, algo que culmina no controle e prevenção de conhecidas doenças como Mal de Parkinson e também mal de Alzheimer.

29. Melhora a Função Imunológica:

Incluindo folhas de moringa e frutas na dieta ajuda a aumentar a imunidade e oferece proteção contra doenças sazonais. Na Índia, as suas folhas são geralmente adicionadas às sopas de lentilhas durante a temporada de gripes e resfriados para aumentar a resistência a doenças.

30. Tratar Problemas Gastrointestinais:

Adicionando um punhado de folhas da planta para sopas e pratos de vegetais é a melhor maneira de manter as coisas em movimento. Elas têm um efeito laxante suave. O alto teor de fibras facilita a movimentação do conteúdo estomacal ao longo do trato digestivo e alivia a constipação.

Moringa pode cuidar de pequenos problemas digestivos causados ​​por vermes e micróbios gastrointestinais. O extrato de raiz é um remédio herbal para vermes de helmintos.

31. Regula a Função da Tireoide:

A planta parece estar tendo uma ação reguladora sobre a glândula tireoide. Por exemplo, pessoas com doença de Graves ou tireoide hiperativa encontram melhora significativa em seus sintomas no uso regular de suplementos de Moringa. As condições inflamatórias da tiroide, como a doença de Hashimoto, podem ser resolvidas sem medicação se a planta for consumida regularmente.

32. Alívio da Artrite Reumatoide:

Moringa

A plantatem propriedades imuno-moduladoras que são particularmente úteis no tratamento de doenças auto-imunes como Artrite reumatoide, esclerodermia e Psoríase. Muitas preparações à base de plantas para Artrite incluem folhas de Moringa. O efeito anti-inflamatório reduz a dor e o inchaço das articulações.

33. Dá Alívio à Insônia:

Incluindo suas folhas na dieta é conhecido por melhorar o sono. Tomando o extrato de moringa ou pó de folha pode ser tão eficaz. O aminoácido triptofano encontrado em quantidades apreciáveis ​​na planta pode ser um fator contribuinte.

É essencial para a produção do neurotransmissor serotonina e do hormônio regulador do ciclo do sono melatonina. A Vitamina B6 é outro elemento necessário na produção de serotonina, e a planta também é rica nisso.

34. Controlar o Eczema e a Psoríase:

O óleo de moringa e os extratos têm um efeito de melhoria nas condições da pele, como Eczema e Psoríase. O óleo é não irritante e hidratante. As substâncias anti-inflamatórias em moringa ajudam a controlar a inflamação, enquanto o efeito anti-séptico protege a pele de infecções secundárias que exacerbam essas condições.

Outros Benefícios da Moringa Para Saúde:

  • Aumento da energia física: Afine seu corpo com nutrientes naturais para fazer sua energia durar mais
  • Equilíbrio mental e emocional: Compostos de nutrientes incrivelmente poderosos ajudam a restaurar a estabilidade das substâncias químicas que governam nossos pensamentos e emoções. Você tem que experimentar para apreciá-lo!
  • Recuperação mais rápida: O perfil completo de aminoácidos da Moringa oleifera, juntamente com dezenas de vitaminas e minerais, faz com que seja um alimento de recuperação perfeito depois de treinos exaustivos e esforço físico.
  • Leite materno denso em nutrientes: O aumento de Ferro, Potássio, Vitamina A, vitamina B, Vitamina C, Vitamina E e dezenas de outros nutrientes importantes são prontamente absorvidos pela Moringa oleifera e transferidos do leite materno para o recém-nascido em crescimento. Não é de admirar que seja chamado de ‘Mother’s Best Friend’ em culturas em toda a África!
  • Níveis saudáveis ​​de açúcar no sangue: antioxidantes e compostos reguladores únicos ajudam a controlar o açúcar no sangue e a manter o sangue livre de substâncias nocivas .
  • Promovendo a melhoria da pressão arterial e da glicose;
  • Redução do colesterol, melhoria nas dores nas articulações, combate à asma, combate à Anemia; fortalece o sistema imunológico, os ossos e os músculos;
  • Estimula o crescimento dos fios de cabelo;
  • Proporciona energia, melhora a memória e a capacidade de aprendizagem;
  • Embeleza e regenera a pele;
  • Combate aos tumores e no tratamento de úlceras;
  • Promove melhores noites de sono;
  • Age como desintoxicante do organismo e combatente do envelhecimento.

Entre os Benefícios da Moringa podemos encontrar ainda sua ação como anti-inflamatória, digestiva, entre outros. A planta, conhecida como árvore milagrosa, pode ter todas as suas partes aproveitadas, pois todas contêm propriedades medicinais. São elas as folhas, raízes, vagens, flores, cascas, sementes e frutas.

Cuidado:

Folhas de moringa, flores e baquetas podem ser usadas livremente na culinária, mas as preparações de ervas devem ser usadas de forma criteriosa, pois são altamente concentradas e muito potentes.

Moringa

Problemas gastrointestinais leves são naturais quando novos itens, como pó de folhas de moringa, são introduzidos na dieta, mas devem ser resolvidos em poucos dias. Se as reações adversas persistirem ou se surgirem alergias, esta deve ser descontinuada.

Cozinhar folhas de moringa na manteiga ou outro tipo de gordura saudável e, em seguida, um pouco de amassar aumenta a biodisponibilidade de nutrientes.

Contraindicações da Moringa:

O consumo excessivo da moringa pode causar toxicidade de algumas vitaminas, por isso, o ideal é que seu consumo seja feito com a orientação de um médico ou nutricionista.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.