Os 42 Benefícios do Chá de Moringa Para Saúde

Os 42 Benefícios do Chá de Moringa Para Saúde

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Moringa

Os Benefícios do Chá de Moringa Para Saúde são muitos e eficazes. Além disso, o Chá de Moringa possui ricas propriedades medicinais que promovem e favorecem a saúde do corpo humano. A moringa é uma planta comestível que, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) para Alimentação e Agricultura, é uma importante fonte nutricional e pode ser consumida como hortaliça.

beneficio do cha de moringa

No Brasil, é mais conhecida pelo nome de acácia-branca. Originária da África e da Índia, com uma gama ampla de nutrientes, a planta vem se popularizando também como um poderoso desintoxicante, com poder de acelerar o metabolismo e, consequentemente, a queima de gordura.

Além disso, contribui bastante para a sensação de saciedade, o que impede os exageros na hora das refeições. Por isso, a moringa é considerada por especialistas de todo o mundo, entre botânicos e biólogos, um “milagre da natureza”, sendo, para eles, uma esperança de combate à fome no mundo todo.

A “carne verde”, como muitos a apelidam, é rica em sais minerais e vitaminas essenciais à saúde humana. A moringa já tem os seus benefícios comprovados há muito tempo por povos indianos, que relatam que todas as partes da árvore podem ser utilizadas para curar, pelo menos, 300 doenças.

Qual o Sabor da Moringa:

Segundo o Centro de Internacional de Pesquisa Agroflorestal (ICRAF, em inglês), a moringa pode ser usada como substituta do espinafre.

Fonte dos aminoácidos metionina e cistina, ela tem ação antioxidante no organismo. Suas vagens jovens têm sabor semelhante ao do aspargo. As ervilhas verdes podem ser cozinhas e suas flores podem ser usadas para o preparo de chás. Além disso, seu óleo pode substituir o azeite de oliva.

Valor Nutricionais do Chá de Moringa:

O Chá de Moringa possui concentrações elevadas de vitamina C, substâncias estrogênicas e β-sitosterol, ferro, cálcio, fósforo, cobre, vitamina A, vitamina B, α-tocoferol, riboflavina, ácido nicotínico, ácido fólico, piridoxina, caroteno, proteína e aminoácidos essenciais tais como metionina, cistina, triptofano e lisina. Então, confira também os Benefícios do Chá de Moringa Para Saúde:

Benefícios do Chá de Moringa Para Saúde:

1. Rica Fonte de Nutrientes:

O Chá de Moringa possui ação antioxidante, tanto que uma pesquisa feita com mulheres e divulgada em 2012 mostrou que a ingestão de sete gramas da folha da planta em pó todos os dias por três meses causou um aumento significativo na quantidade de antioxidantes no sangue.

Os antioxidantes combatem os radicais livres, substâncias associadas ao envelhecimento precoce e à doença no coração e diabetes do tipo 2. A quercqetina, um dos antioxidantes encontrados na erva, pode ajudar a diminuir a pressão arterial.

2. Promove a Saúde do Fígado:

O Chá de Moringa pode exercer um efeito hepatoprotetor sobre o fígado de investigação. Estudos têm validado a eficácia do Chá de Moringa contra a lesão hepática causada por drogas anti-tuberculose, bem como seus efeitos estimulantes em acelerar o processo de recuperação deste chá ajuda a restaurar o níveis de teor de glutationa no organismo e evita induzida por radiação peroxidação lipídica hepática.

Este efeito protetor do Chá de Moringa é atribuída à presença de fitoquímicos como catequina, epicatequina, ácido ferúlico e vitamina C encontrados na Moringa.

3. Benefícios do Chá de Moringa Contra a Diarreia:

O Chá de Moringa contém propriedades antibióticas e antibacterianos. Ela exerce efeitos inibidores sobre o crescimento de vários agentes patogênicos. Isso inclui Helicobacter pylori, bactérias e coliformes, que podem desencadear doenças como a Diarreia.

4. Combate a Diabetes:

O Chá de Moringa pode exercer efeitos antidiabéticos no tratamento de Diabetes Mellitus. As pesquisas demonstraram que o tratamento com o Chá de Moringa funciona de forma positiva para a redução da glicose no sangue, açúcar e proteínas na urina em indivíduos diabéticos. De acordo com os estudos, o Chá de Moringa também mostrou uma melhora acentuada nos níveis de hemoglobina e teor de proteína total dos indivíduos diabéticos.

5. Previne o Câncer:

O Chá de Moringa é um agente anticancerígeno e é altamente valorizada na terapia de tumores. A investigação tem demonstrado que os extratos desta árvore possuem propriedades quimio preventivas atribuídos à presença de componentes fenólicos da quercetina e campferol.

Outro estudo demonstrou a função do composto bioativo em niazimicin restringindo o desenvolvimento de células cancerosas. Extratos do Chá de Moringa conferem efeitos na cura de vários tipos de câncer, tais como o câncer do ovário , carcinogêneos hepática e papillomagenesis, além de inibir a proliferação de células cancerosas malignas e induzindo a apoptose, também conhecida como morte celular programada.

6. Promove a Saúde dos Olhos:

Os extratos do Chá de Moringa são benéficos para a manutenção da saúde dos ossos, o que é atribuído à presença de minerais essenciais tais como cálcio e fósforo. Os extratos possuem propriedades anti-inflamatórios e são eficazes no tratamento de estados dolorosos, tais como a artrite, ao mesmo tempo, ajudando a curar várias doenças ósseas como a fratura mandibular óssea ou maxilar.

7. Benefícios do Chá de Moringa Contra a Herpes:

O Chá de Moringa é eficaz contra a infecção causada pelo vírus herpes simplex. Os efeitos de cura do Chá de Moringa previnem o desenvolvimento de lesões na pele e inibem a formação de placa causada pelo vírus infectante.

moringa cha

8. Combate a Alergia:

O Chá de Moringa possui qualidades antialérgicas. Pesquisas validaram a ação inibitória deste chá nas reações de hipersensibilidade envolvidos em várias doenças alérgicas, incluindo rinite alérgica e anafilaxia.

9. Ajuda a Combater Fungos:

O Chá de Moringa possui qualidades antifúngicos. Os efeitos inibidores do Chá de Moringa ajudam na prevenção do crescimento de fungos que causam doenças contaminantes, tais como Aspergillus e Penicillium.

10. Benefícios do Chá de Moringa Contra Pedras nos Rins:

O Chá de Moringa é eficaz contra a formação de pedras no rim, bexiga e o útero. De acordo com a investigação, a administração deste chá exerceu atividade anti-urolitíase e resultou em uma notável redução nos níveis de oxalato urinário. O efeito curativo do chá também demonstrou uma redução na formação de depósitos de pedra e ajuda na regulação da síntese de oxalato endógeno.

11. Combate a Hipertensão:

O Chá de Moringa é eficaz em manter níveis ótimos de pressão de sangue no corpo. Os componentes bioativos, tais como isotiocianato de niaziminin, que estão presentes na Moringa evitam o espessamento das artérias e reduz o desenvolvimento de hipertensão pulmonar.

12. Melhora a Visão:

Rico em antioxidantes, o Chá de Moringa oleífera é benéfico para fornecer proteção contra danos da retina. Estudos científicos têm fornecido elementos de prova sobre os efeitos retino protetores de moringa em assuntos de teste.

O tratamento com este chá ajuda na prevenção da dilatação dos vasos da retina e mantém a vasculatura retiniana intacta. Também inibe o espessamento das membranas capilares e impede qualquer disfunção da retina.

13. Aumenta a Imunidade:

O Chá de Moringa ajuda a estimular o Sistema Imunológico do corpo. Ele também ajuda a aumentar a resposta imunitária celular e exerce efeitos positivos sobre vários outros valores do sistema imunitário, tais como a contagem de leucócitos totais, anticorpos e reação de hipersensibilidade.

14. Benefícios do Chá de Moringa Para Reduzir o Colesterol Ruim:

O Chá de Moringa serve como um remédio eficaz para a manutenção de níveis saudáveis de colesterol no corpo. Estudos confirmaram os efeitos hipocolesterolêmicos da moringa, que ajuda na redução do elevado teor de gordura por subir os níveis de fígado, rim e de colesterol sérico.

15. Combate os Radicais Livres:

Devido a sua grande quantidade de vitamina C, o Chá de Moringa também age com um poderoso antioxidante combatendo e inibindo a ação dos radicais livres no organismo.

16. Combate a Obesidade:

O Chá de Moringa ajuda no combate à obesidade, graças às suas qualidades altamente nutritivos e de baixo teor de gordura. O conteúdo impressionante de vitamina B em folhas de Moringa ajuda na digestão e converte o alimento em energia em vez de armazená-lo como gordura.

cha de moringa

17. Promove a Saúde Renal:

O Chá de Moringa exerce um efeito protetor contra a nefrotoxicidade, que se refere aos problemas renais causados em consequência da exposição a certas drogas ou toxinas.

Estudos revelaram que o efeito nefroprotetor do Chá de Moringa ajuda na atenuação de lesões renais, devido ao seu elevado teor de antioxidantes. Ele serve como um sistema eficaz de bio-absorvente e ajuda na remoção de metais pesados e toxinas prejudiciais.

18. Benefícios do Chá de Moringa Contra a Anemia:

O Chá de Moringa é eficaz no tratamento da anemia falciforme. Recentes estudos validaram o potencial anti-falcização de extratos de plantas de Moringa, o que é atribuído à presença de Zinco e flavonoides, tais como campferol, quercetina, e acacetin, bem como os ácidos fenólicos, tais como o ácido melilotic e ácido vanílico.

19. Favorece a Cicatrização de Feridas:

O Chá de Moringa possui significativas propriedades de cura de feridas. Pesquisas têm fornecido provas sobre os efeitos curativos da Moringa no tratamento de feridas com relação à resistência de quebra de pele, índice de fechamento de feridas e redução da área da cicatriz.

20. Promove a Saúde dos Cabelos:

O Chá de Moringa também contribui para manter o cabelo desde os tempos antigos. É altamente eficaz na limpeza e purificação do cabelo e protege de danos ambientais, incluindo a radiação ultravioleta. Ele serve como um condicionador valioso para o couro cabeludo, reforça as raízes e estimula o crescimento do cabelo.

21. Combate a Asma:

Os benefícios do Chá de Moringa também incluem alívio de asma brônquica e inflamação causada nas vias aéreas. Segundo a pesquisa, o tratamento com o Chá de Moringa ajuda a reduzir a gravidade dos ataques de asma e vários sintomas como pieira, tosse, dispneia e aperto no peito. A Moringa estende seus efeitos protetores contra constrições brônquicas e incentiva uma melhor função pulmonar e respiração.

22. Promove a Saúde do Coração:

O Chá de Moringa é útil para a prevenção de danos do miocárdio ou cardíaco, devido à presença de antioxidantes poderosos. As pesquisas realizadas sobre este assunto têm fornecido provas que comprova os efeitos antiperoxidative e cardioprotetor de terapia da Moringa. O tratamento com Chá de Moringa ajuda a inibir o aumento em perioxidation lípido no tecido do miocárdio e auxilia na manutenção de um coração saudável.

23. Benefícios do Chá de Moringa Contra a Artrite:

O Chá de Moringa possui propriedades imunossupressoras. Imunossupressão deliberada é necessário para inibir a ativação do sistema imunitário do organismo, a fim de prevenir a rejeição de certos tratamentos, em especial o transplante de órgãos e doenças autoimunes como a artrite reumatoide.

Os estudos têm demonstrado que a ação imunossupressora do Chá de Moringa ajuda no melhoramento da produção de anticorpos para permitir os novos órgãos e o material transplantado para resolver de forma segura no corpo.

24. Previne o Alzheimer:

A eficácia do Chá de Moringa é precioso no tratamento de doenças neurodegenerativas. Mais uma vez os estudos têm mostrado que o tratamento com extratos do Chá de Moringa tem o potencial de alterar monoaminas do cérebro como noradrenalina, serotonina e dopamina, e ainda estende sua proteção contra deficiências monoaminérgicos relacionadas com a doença de Alzheimer.

25. Combate Bactérias:

O Chá de Moringa possui propriedades antibacterianas e antimicrobianas e é eficaz contra o crescimento de micróbios causadores de doenças. Investigações científicas têm demonstrado que os extratos de Moringa exercem um largo espectro de atividade protetora contra os microrganismos de origem alimentar, tais como Salmonella, espécie Rhizopus, E. coli, Enterobacter aerogenus, Pseudomonas aeruginosa e Staphylococcus aureus.

26. Promove a Saúde da Pele:

O Chá de Moringa é benéfico para a pele. Os efeitos hidratantes e desintoxicantes do Chá de Moringa pode ajudar a neutralizar os efeitos de poluentes nocivos, previne rugas e retarda o envelhecimento prematuro.

O alto teor de proteína do Chá de Moringa ajuda na proteção das células dérmicas de danos causados por metais pesados, como mercúrio e cádmio. Pela mesma razão, é usado na produção de produtos cosméticos e produtos de cuidados da pele.

27. Promove a Saúde Estomacal:

Os isotiocianatos presentes no Chá de Moringa são eficazes no tratamento de desordens abdominais, tais como a obstipação, gastrite e Colite ulcerativa. Estudos têm mostrado que os extratos de Moringa podem ser considerados como uma alternativa à base de plantas eficaz de uma gama de anti-ácidos e anti-histamínicos disponíveis comercialmente.

As investigações têm mostrado que o tratamento com Chá de Moringa conduz a ulceração reduzida e a sua eficácia na cura de Colite ulcerosa é comparável com a prednisona, droga disponível comercialmente.

cha de moringa beneficios

28. Benefícios do Chá de Moringa Contra Edemas:

O Chá de Moringa é benéfico no tratamento de edemas. Os estudos confirmaram que o tratamento com este chá que possui qualidades anti-inflamatórias, tem sido significativamente eficaz na inibição do desenvolvimento de edema. Além disso, os estudos sugerem que a eficácia do Chá de Moringa fica igual com a potente indometacina, medicamento anti-inflamatório para o tratamento de tais condições dolorosas.

29. É Rica Fonte de Nutrientes:

Rica em nutrientes, o Chá de Moringa apresenta duas vezes mais proteínas que o iogurte, quatro vezes mais vitamina A que as cenouras, três vezes mais potássio do que as bananas, quatro vezes mais cálcio do que o leite, sete vezes mais vitamina C do que a laranja e três vezes mais ferro do que o espinafre.

Entre os anos de 1997 a 1998, médicos e enfermeiras do Senegal aprenderam a secar as folhas da moringa e transformá-las em pó, de modo que seus nutrientes não sejam perdidos. Tudo isso para impedir a desnutrição em mulheres gestantes, crianças e mães em período de amamentação de seus bebês.

30. Melhora a Vida Sexual:

O Chá de Moringa é apontado como aliado importante entre quatro paredes. Muita gente está recorrendo a ele com objetivo de melhorar a saúde sexual.

Outros Benefícios do Chá de Moringa Para Saúde:

  • O Chá de Moringa Melhora a pressão arterial e da glicose.
  • Alívia as dores nas articulações.
  • Estimula o crescimento dos cabelos.
  • Favorece a memória e a capacidade de aprendizagem.
  • Auxilia no combate aos tumores.
  • Coadjuvante no tratamento de úlceras.
  • Promove a qualidade do sono.
  • Age como desintoxicante do organismo.
  • Combate o envelhecimento (por causa da reatina, um hormônio vegetal).
  • Ajuda na recuperação pós-treino.
  • É famosa por aumentar os níveis de energia e estimular o sistema imunológico.
  • O Chá de Moringa é conhecido, ainda, por conter saponinas, compostos químicos que favorecem a libido e os níveis do hormônio testosterona.
  • Vem sendo utilizado também para aumentar o desejo sexual e tratar distúrbios do gênero em homens.

Receita do Chá de Moringa:

INGREDIENTES:

  • Uma colher e meia de chá das folhas secas de moringa;
  • 500ml de água fervente;
  • Mel a gosto;
  • Gengibre fresco;
  • Suco de laranja a gosto.

MODO DE PREPARO:

  • Adicione uma colher e meia das folhas secas de moringa a 500ml de água fervente. Misture com um pouco de mel e gengibre fresco e suco de laranja a gosto.
  • Agite vigorosamente a mistura durante dois minutos, coloque gelo e leve à geladeira por pelo menos 4 horas.
  • O Chá de Moringa gelado pode ser consumido também com água de coco ou até mesmo com caldo de cana no lugar do suco de laranja, garantindo assim um delicioso sabor refrescante e energético.

Como Consumir o Chá de Moringa:

O Chá de Moringa é feito com as folhas e carrega todos os benefícios citados acima, podendo ser consumido diariamente por pessoas de todas as idades. Além disso, existem outras formas de consumo relacionadas a seguir.

As folhas podem ser usadas em saladas, refogadas, ou ainda como complemento em pratos quentes. Seu sabor lembra um pouco o agrião e o rabanete, sendo levemente picante. As vagens, saborosas, devem ser cozidas antes de consumidas: cozinha-se e em seguida deve-se abrir a vagem e retirar as sementes que podem, inclusive, ser consumidas torradas.

As flores, assim como as folhas, podem ser usadas em saladas, mas a parte mais nutritiva da planta é a raiz e a casca, que podem ser usados de diversas formas.

Na Índia, por exemplo, usa-se a casca triturada misturada ao sal para o tratamento das dores nas articulações e reumatismo, além de estimulante da digestão e do apetite.

beneficios do cha de moringa

Contraindicações do Chá de Moringa:

O consumo do Chá de Moringa deve ser orientado por um médico nas seguintes condições:

  • Pessoas com problemas de coagulação sanguínea não devem consumir a moringa, pois ela age como um anticoagulante natural;
  • Mulheres grávidas ou lactantes;
  • Cardíacos;
  • Diabéticos que fazem tratamento com medicamentos, pois o Chá de Moringa pode causar quadros de hipoglicemia;

As plantas medicinais devem ser consumidas com bom senso. Caso possua algum problema de saúde, é importante consultar um médico antes de ingerir o Chá de Moringa.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.