Como Usar a Moringa Para Tratar Diabetes

Como Usar a Moringa Para Tratar Diabetes

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Moringa

Saber Como Usar a Moringa Para Tratar Diabetes é uma melhores maneiras de tratar esse mal. Além disso, a diabetes é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta.

A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta portanto em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia.

Como Usar a Moringa Para Tratar Diabetes

Sabemos hoje que diversas condições que podem levar ao diabetes, porém a grande maioria dos casos está dividida em dois grupos: Diabetes Tipo 1 e Diabetes Tipo 2.

O diabetes não passa de pessoa para pessoa. O que acontece é que, em especial no tipo 1, há uma propensão genética para se ter a doença e não uma transmissão comum. Pode acontecer, por exemplo de a mãe ter diabetes e os filhos nascerem totalmente saudáveis.

Já o diabetes tipo 2 tem uma função multifatorial: é consequência de maus hábitos, como sedentarismo e obesidade, que também podem ser adotados pela família inteira – explicando porque pessoas próximas tendem a ter a doença conjuntamente, mas também tem propensão genética.

A moringa é uma verdadeira planta milagrosa e que pode trazer vários benefícios para a saúde. Isso porque todas as suas partes – folhas, sementes, raízes, cascas, flores, vagens e frutas – podem ser aproveitadas na alimentação humana ou como elementos curativos de doenças.

A moringa é considerada a planta mais nutritiva do planeta, pois a árvore contém em todas as suas partes vitaminas e sais minerais em uma quantidade jamais encontrada em outras plantas ou frutas. São 90 nutrientes e 46 tipos de antioxidantes.

Como Consumir?

A moringa pode ser consumida de várias formas, uma vez que todas as partes da árvore são comestíveis tanto para animais quanto para humanos. Veja a seguir as melhores formas:

Folhas: As folhas verdes da moringa podem ser utilizadas tanto para fazer saladas ou serem cozidas, na forma de chá ou de temperos complementares de sopas, por exemplo.

Vagens:

As vagens da moringa podem ser cozidas e inseridas em uma refeição comum, podendo ser abertas para se consumir as sementes dentro delas.

Sementes:

As sementes da moringa podem ser comidas torradas, cozidas (como os feijões brancos ou a soja, por exemplo) ou extraídas em forma de óleo, que tem qualidade semelhante ao azeite de oliva. Ainda, há pessoas que as usam em forma de mel, que é considerado medicinal.

Raízes:

As raízes da moringa possuem formato semelhante às cenouras, só que menores. Por apresentarem um sabor picante, elas podem ser utilizadas na forma de saladas, assim como as flores da planta.

Cápsulas:

Ainda, também existe a possibilidade de consumir a moringa em forma de cápsulas. Elas estão à venda em vários mercados e são feitas a partir do pó das folhas.

Extrato:

Você também encontra à venda o extrato da moringa, que é obtido a partir das cascas e raízes da planta.

Mel:

O mel da moringa é feito a partir das flores ou das sementes da planta e pode ser facilmente encontrado à venda no mercado.

Flores:

Com as flores da planta, é possível fazer um prato chamado makansufa, bem famoso na Indonésia e no Timor Leste. Nesta iguaria, as flores são fritas em óleo de coco e imersas no leite de coco, sendo consumidas com milho ou arroz.

No entanto, elas também podem ser consumidas em vitaminas ou sucos ou com outros legumes, como a cenoura e a beterraba, além de frutas como a maçã, abacaxi, caju, laranja, mamão, melão, dentre outras.

Há também a possibilidade de consumir o chá medicinal das flores de moringa, que é altamente indicado para resfriados ou gripes, sendo muito popular em vários países do mundo.

Benefícios da Moringa:

A planta moringa é fonte de proteínas, aminoácidos, vitamina C, carotenoides e minerais, como cálcio e ferro. Diversos estudos mostram que a moringa tem alto valor nutricional no que diz respeito às vitaminas e minerais, oferecendo mais vitamina A do que a cenoura, maior quantidade de vitamina C comparada à laranja, mais ferro do que o espinafre e mais potássio do que a banana. Também é um dos vegetais mais ricos em proteínas.

Por apresentar crescimento rápido e ser resistente à seca, a moringa planta é apontada como um importante alimento para combater a fome e desnutrição, especialmente em regiões do deserto africano.

A moringa planta medicinal tem propriedade bactericida, expectorante, diurética, estimulante, vermífuga e tônica. Pode ser indicada para ser coadjuvante no tratamento de diversos males, como:

  • Irritação gastrointestinal
  • Dor de garganta
  • Fadiga crônica
  • Dor de cabeça
  • Hemorroida
  • Inflamações
  • Febre

Outros benefícios da moringa podem ser observados, pois ela possui compostos antioxidantes, que ajudam a renovar e protege células epiteliais dos órgãos sexuais e do cérebro. Além disso, ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Moringa Para Tratar Diabetes:

Um dos Mais conhecidos Benefícios da Moringa é a sua capacidade de controlar a Diabetes, pois foi comprovado em um estudo que ela possui esses benefícios.

Este estudo avalia os efeitos em tomar chá preparado a partir da Moringa oleifera Lam. nos níveis de açúcar no sangue em humanos. Dois grupos de indivíduos foram testados – pessoas com níveis normais de açúcar no sangue em jejum (60-120 mg / dl) e aqueles com níveis de açúcar no sangue hiperglicêmico em jejum (> 120 mg / dl).

Moringa Para Tratar Diabetes

Entre os 43 pacientes testados, 30 pertenciam ao grupo normal e 13 ao grupo hiperglicêmico. Os resultados mostraram que os níveis de açúcar no sangue das pessoas no grupo normal não foram significativamente alterados 2 horas depois de tomar o chá. No entanto, para indivíduos hiperglicêmicos, os níveis de açúcar no sangue caíram significativamente após 2 horas.

Uma queda média de 28,15 mg / dl nos níveis de açúcar no sangue foi observada entre os pacientes hiperglicêmicos. Os resultados apontam para o benefício do uso da Moringa oleifera Lam. chá no tratamento da hiperglicemia.

Receita do Chá de Moringa:

Ingredientes:

  • 3 colheres de folhas secas de moringa;
  • 1 l de água fervente;

Modo de Preparo:

  • Ferva a água e coloque as folhas de moringa, com o fogo desligado.
  • Deixe coberto por cerca de 10 minutos. Beba preferencialmente pela manhã.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.