
Moringa – Incríveis Usos que Você Deveria Conhecer, pois a moringa é uma das plantas mais poderosas em vários nutrientes. Alem disso, a Moringa oleifera é uma árvore nativa do sul da Ásia e encontrada em todos os trópicos atualmente.

Suas folhas foram usadas como parte da medicina tradicional por séculos e o sistema ayurvédico da medicina a associa à cura e prevenção de cerca de 300 doenças.
A moringa, às vezes chamada de “árvore milagrosa”, “árvore baqueta” ou “árvore de raiz forte”, tem folhas pequenas e redondas que contêm uma quantidade incrível de nutrientes.
Não é de surpreender que tenha sido usada medicinalmente (e como fonte de alimentação) há pelo menos 4.000 anos.
O fato de que a moringa cresce rápida e facilmente faz com que ela seja interessante principalmente nas regiões pobres, e tem sido usada com sucesso para melhorar a ingestão de nutrientes em países como Malawi, Senegal e Índia.
Nessas áreas, a moringa talvez seja o alimento mais nutricional disponível, e pode ser colhida durante todo o ano.
Conteúdo:
Valor Nutricional da Moringa:
Os benefícios da Moringa oleifera derivam da alta concentração de nutrientes bio disponíveis; contém altos níveis de vitamina A (betacaroteno), vitamina B1 (tiamina), vitamina B2 (riboflavina), vitamina B3 (Niacina), vitamina B6 (piridoxina), vitamina B7 (biotina), vitamina C (ácido ascórbico), vitamina D (colecalciferol) e vitamina E (tocoferol). Conheça os vários usos da moringa para saude.
Sementes de Moringa:
As sementes da Moringa são retiradas da vagem e contêm um pequeno grão. A semente contém 30-40% de gorduras, maioritariamente gorduras saudáveis.
Desta parte da planta é retirado o óleo, considerado um dos óleos vegetais mais balanceados a nível de gorduras e um dos mais ricos que a natureza oferece. As sementes podem ser consumidas assadas ou cruas em saladas.

Flor da Moringa:
A delicada flor branca de Moringa também é edível e tem alto valor medicinal. Além da utilização para motivos de decoração é um afrodisíaco natural, podendo ser fervida em água e consumida como infusão, bebida fria, em saladas ou mesmo para decoração em pratos gourmet.
Casca da Moringa:
A casca do caule é utilizada para curar doenças dos olhos e para o tratamento de pacientes com delírios, prevenir formação de gânglios linfáticos no pescoço em pacientes com tuberculose. Da casca é também extraída a fibra e utilizada em artesanato.
Folhas de Moringa:
Têm alto valor nutricional e são utilizadas como multivitamínico, poderoso anti-inflamatório e antioxidante natural.
As folhas são retiradas da árvore e podem ser utilizadas na cozinha da mesma forma que muitos outros vegetais.
Uma vantagem é que podem ser colhidas durante períodos de seca, quando nenhum outro vegetal é encontrado. Após secagem pode ser utilizada em infusões.
Vagem da Moringa:
Considerada o fruto de Moringa, a vagem pode ser consumida crua quando jovem ou cozinhada como qualquer outro legume.
No seu estado mais maturo tem um sabor semelhante ao espargo fresco e pode substituir outros vegetais em receitas.
Raiz de Moringa:
A moringa pode plantar-se em canteiros, como uma hortaliça, e quando a planta atinge cerca de 30 centímetros, arranca-se o pé e extrai-se a raiz para consumo alimentar.
A seiva e a raiz, têm todas as vitaminas da planta em grandes concentração, podendo ser comidas em saladas e refogados.
5 comentários
[…] consumo desta planta melhorar a densidade dos ossos, pois fornece altas quantidades de ferro e […]
[…] 1 ½ colheres de chá de folhas secas de moringa; […]
[…] também encontra à venda o extrato da moringa, que é obtido a partir das cascas e raízes da […]
[…] Veja Também: Moringa – 6 Incríveis Usos que Você Deveria Conhecer! […]
[…] transmite uma infinidade de benefícios em várias culturas desde os tempos antigos. Pois o Pó de Moringa foi valorizado pelos romanos, egípcios e gregos por seu impacto medicinal em uma série de […]