Moringa – O que é, Benefícios e Propriedades

Moringa – O que é, Benefícios e Propriedades!

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Moringa

Moringa – O que é, Benefícios e Propriedades que você talvez desconheça. Além disso, a Moringa é uma árvore de porte pequeno, nativo da Índia, Paquistão, Bangladesh e Afeganistão. Seu nome científico é Moringa oleífera, mas talvez você a conheça por algum dos seus outros nomes comuns: acácia-branca, árvore-rabanete-de-cavalo, cedro ou quiabo-de-quina. Embora na Ásia sejam conhecidas as propriedades da Moringa há séculos, no ocidente há poucos anos se tornou popular seu consumo.

Moringa - O que é, Benefícios e PropriedadesÉ que nos últimos tempos se vieram realizando várias investigações cientícas do uso da Moringa como planta medicinal. Nesses estudos foi possível comprovar que todas as partes da Moringa são comestíveis e possuem componentes ativos que lhes permitam ser utilizadas medicinalmente.

Propriedades da Moringa:

A planta, conhecida como árvore milagrosa, pode ter todas as suas partes aproveitadas, pois todas contêm propriedades medicinais. São elas as folhas, raízes, vagens, flores, cascas, sementes e frutas. A Moringa e rica em vitamina A, vitamina B e vitamina C, além de minerais como o ferro, o cálcio, o sódio, o fósforo, o magnésio e o potássio, a planta fornece quatro vezes mais cálcio que o leite, sete vezes mais vitamina C do que a laranja, três vezes mais potássio que a banana e quatro vezes mais vitamina A do que as cenouras.

O que é Moringa?

A Moringa é uma planta cujo nome científico é Moringa oleifera. Trata-se de uma árvore originária da Índia, onde seus frutos são utilizados para a alimentação dos seres humanos e dos animais. Além disso, do ponto de vista da botânica, esta planta pertence à família moringácea, tem um único gênero e treze espécies diferenciadas.

Sua aparência não é muito harmônica, mas seu crescimento é rápido e seu cultivo é altamente produtivo. Após o plantio, em um ano, a Moringa pode atingir uma altura de três metros. Sua folhagem é densa e seu fruto tem a forma de bainha longitudinal. A semente da Moringa contém óleo, mais especificamente um óleo com ácido oleico, semelhante ao azeite de oliva. Então, confira Os Benefícios da Moringa Para Saúde:

Benefícios da Moringa Para Tratar Alzheimer:

A Moringa tem o potencial de alterar as monaminas do cérebro, como a dopamina, noradrenalina e serotonina, algo que culmina no controle e prevenção de conhecidas doenças como Mal de Parkinson e também mal de Alzheimer.

Benefícios da Moringa Para Prevenir o Diabetes:

A Moringa por conter baixas quantidades de carboidrato e bastante fibra alimentar, a Moringa em questão é um ótimo alimento para ser ingerido por quem tem diabetes.

Benefícios da Moringa Para o Cabelo:

A Moringa é um armazém de todos os nutrientes necessários para o cabelo saudável.

Benefícios da Moringa Para Fortalecer os Ossos:

Você irá melhorar a densidade óssea consumindo Moringa. Além de evitar a perda de densidade óssea, ela também fortalece seus ossos, isso é devido à sua riqueza em ferro e cálcio.

Benefícios da Moringa Para Eliminar as Rugas:

Moringa tem uma excelente capacidade de limpeza que auxilia na limpeza das células da pele de radicais livres e restaura a vitalidade e pele jovem, prevenindo assim as famosas rugas.

Benefícios da Moringa Para Combater as Células Cancerígenas: 

A Moringa é rica em polifenóis de catequina, particularmente o galato de epigalocatequina, que é um poderoso antioxidante para inibir o crescimento de células cancerígenas.

Benefícios da Moringa Para Eliminar Radicais Livres:

Moringa oferece a seus consumidores uma rica mistura de poderosos agentes antioxidantes. Esses antioxidantes possuem alta capacidade de eliminar radicais livres, auxiliando a manutenção dos níveis de saúde e bem-estar.

Benefícios da Moringa Para Cicatrização de Feridas:

Por causa de as suas características anti-inflamatórias e anticépticas, a Moringa facilita a cicatrização ágil de lesões mais baixos, como contusões, afável e queimaduras.

Benefícios da Moringa Para Reduzir os Níveis de Colesterol:

Estudos realizados em seres humanos e animais mostraram ainda que a Moringa pode reduzir os níveis de colesterol de modo parecido com o de alimentos como linhaça, aveia a amêndoas.

Moringa - O que é, Benefícios e Propriedades

Como Usar a Moringa:

A Moringa pode ter todas as suas partes consumidas, cada uma de formas diferentes. As folhas, por exemplo, podem ser consumidas na forma de salada ou cozidas, como alimentos complementares de sopas. Além disso a vagem pode ser cozida em água e depois aberta para se consumir as sementes – pode-se consumi-las também torradas.

As raízes, que possuem formato semelhante às cenouras, mas menores, apresentam um sabor picante, podendo ser usadas na forma de salada também, assim como as flores. Existem ainda cápsulas à venda nos mercados que são feitas com o pó das folhas, o extrato, feito com a casca e as raízes, e o mel que é feito com as flores.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.