Moringa – O que é, Benefícios e Como Usar

Moringa – O que é, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Moringa

Moringa – O que é, Benefícios e Como Usar tire agora todas as suas dúvidas a respeito dessa planta poderosa. Além disso, no Brasil e no mundo, há uma diversidade de plantas muito benéficas para a nossa saúde, algumas já estudadas e com efeitos já comprovados pela ciência, outras ainda pouco conhecidas, mas com os mesmos efeitos positivos avaliados por especialistas e de eficácia garantida.

A moringa é uma planta pertencente à família das moringáceas cujo nome científico é Moringa oleífera. A árvore é de porte pequeno, mas seus ramos podem chegar aos 10 metros de comprimento, e as folhas e suas vagens podem ser consumidas. Também conhecida como acácia branca, árvore rabanete de cavalo, cedro, moringueiro e quiabo de quina, a planta é rica em nutrientes podendo ser inserida na alimentação.

moringa o que e

Por isso, a moringa é considerada por especialistas de todo o mundo, entre botânicos e biólogos, um “milagre da natureza”, sendo, para eles, uma esperança de combate à fome no mundo todo. A “carne verde”, como muitos a apelidam, é rica em sais minerais e vitaminas essenciais à saúde humana.

A moringa já tem os seus benefícios comprovados há muito tempo por povos indianos, que relatam que todas as partes da árvore podem ser utilizadas para curar, pelo menos, 300 doenças.

O que é Moringa?

É uma planta comestível que, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) para Alimentação e Agricultura, é uma importante fonte nutricional e pode ser consumida como hortaliça. No Brasil, é mais conhecida pelo nome de acácia branca.

À imprensa nacional cubana, Castro chegou até a declarar que o país iria “produzir maciçamente” a moringa, que é originária da África e Ásia, por causa de suas várias propriedades medicinais.

Os produtos da árvore vêm sendo usados ao longo do tempo como uma planta medicinal, sendo por isso conhecida como “árvore milagrosa”. Todas as partes da planta são aproveitadas folhas, raízes, sementes, cascas, frutas, flores e vagens.

Origem da Moringa:

Caso você não saiba, vou te contar que é uma árvore de porte pequeno, nativo da Índia, Paquistão, Bangladesh e Afeganistão. Seu nome científico é moringa oleífera, mas talvez você a conheça por algum dos seus outros nomes comuns: acácia -branca, árvore-rabanete-de-cavalo, cedro ou quiabo-de-quina.

Embora na Ásia sejam conhecidas as propriedades há séculos, no ocidente há poucos anos se tornou popular seu consumo. É que nos últimos tempos se vieram realizando várias investigações científicas do uso da moringa como planta medicinal.

Nesses estudos foi possível comprovar que todas as partes são comestíveis e possuem componentes ativos que lhes permitam ser utilizadas medicinalmente. Você gostaria de conhecer para que serve? Tome nota dos seguintes parágrafos.

Propriedades da Moringa:

A moringa oleifera contém mais de 92 nutrientes e 46 tipos de antioxidantes, além de 36 substâncias antiinflamatórias e 18 aminoácidos, inclusive os 9 aminoácidos essenciais que não são fabricados pelo corpo humano. É rica em Vitamina A, do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina), C, E e betacaroteno, além de minerais, como cálcio, fósforo, ferro, potássio, selênio, magnésio e zinco”, elenca a médica.

Além disso, uma grande vantagem é que ela cresce rapidamente e é resistente ao tempo árido, produzindo folhas durante todo período de seca. Por isso, é uma hortaliça valiosa, principalmente quando a disponibilidade de alimentos não é grande.

A ONU para Alimentação e Agricultura ressalta que a moringa ainda tem propriedades antibiótica e anti-inflamatória, ajuda a combater pressão baixa, colesterol alto, excesso de açúcar no sangue e parasitas tripanossomas e é capaz de curar espamos, úlceras e inflamações.

Benefícios da Moringa Para Saúde:

1. Trata a Artrite:

As raízes de Moringa são utilizadas na medicina clássico para moderar distúrbios do sistema circulatório, para estimular o fome e para aumentar o desempenho do aparelho digestivo. Além destes, são capazes de alimentar disfunções sexuais, complicações do aparelho reprodutor feminino e artrite.

2. Beneficia Pacientes com AIDS:

O uso diário dessa planta como parte do regime cura o mecanismo de abrigo natural do corpo. É um estimulante defendido e é várias vezes receitado para pacientes com AIDS.

3. Modera Pressão Nas Artérias:

Auxilia a alentar os graus de força de uma maneira natural, que é de longa duração. Similarmente é adelgaçado para cicatrizar úlceras, diminuir tumores, diminuir a dor da artrite e ardor e moderar pressão nas artérias.

4. Moringa Para Cicatrização Rápida:

Por causa de as suas características anti-inflamatórias e anticépticas, os suplementos facilitam a cicatrização ágil de lesões mais baixos, como contusões, afável e queimaduras.

5. Acelera o o Metabolismo:

O uso da Moringa estimula o metabolismo e a estrutura celular do corpo.

6. Moringa Para Pacientes com Cegueira:

É rica em Vitamina A ou betacaroteno e age como um artifício eficaz em oposição a a cegueira.

7. Combate a Acne:

O extracto da Moringa é amplamente utilizado na indústria de cosméticos, uma vez que tem muitas propriedades terapêuticas e pele depurar. Ela remove as impurezas da pele e rejuvenesce. Ela também aumenta a equidade e mantém a cor natural da pele.

8. Auxilia Na Digestão:

Moringa é de fácil digestão e ajudam a digerir os alimentos corretamente. Assim, mais nutrientes são absorvidos por todas as partes do corpo para o máximo de benefícios.

9. Ajuda na Fabricação de Aminoácidos:

Moringa possui todos os aminoácidos fundamentais importantes pelo corpo. Os aminoácidos são os blocos de construção das proteínas que são importantes para crescer, abrigar-se e preservar as células.

10. Possui Propriedades Ati-Inflamatórias:

Moringa folha contém ferro, anti-inflamatória e propriedades anti-sépticas. Isso ajuda a curar ferimentos leves, como contusões, cortes e queimaduras. Ele também ajuda na rápida cicatrização de ferimentos.

11. É Rica em Antioxidantes:

Antioxidantes desempenham um papel vital na manutenção de células saudáveis ​​em nosso corpo. Estes podem reduzir o risco de câncer e retardar o processo de envelhecimento. Moringa contêm cerca de 30 antioxidantes que promovem a pele saudável.

12. Beneficia o Sistema Nervoso:

Moringa deixa ajudar a combater muitas doenças do sistema nervoso. Ele tem mostrado resultados eficazes contra a enxaqueca, dores de cabeça, irritabilidade, etc.

13. Auxilia na Produção de Energia:

Moringa aumenta a energia e dar uma sensação de bem-estar geral. A folha aumenta a energia de uma forma natural, sem qualquer açúcar.

14. Ajuda a Desintoxicar:

Moringa deixa desintoxicar e limpar seu corpo para que ele possa funcionar em um nível ideal.

15. Previne Diabetes:

Diabetes diminui a produção de insulina nos pacientes afetados. Folhas fornecem energia sem açúcar. É considerado para ser um medicamento à base de plantas que reduz os níveis de açúcar.

moringa beneficios

Como Usar a Moringa:

Graças ao fato de que a moringa pode ser completamente consumida, podemos encontrar várias maneiras com as quais podemos nos beneficiar de tudo o que pode fazer por nós.

Podemos comer suas folhas esmagadas ou secas, adicionando aos ensopados, aos pratos ou para consumi-la em forma de salada.

Outra forma de comê-la é como um aperitivo, onde podemos comer suas sementes, cruas, como se fossem amendoins ou pode tostá-las, para que tenha um sabor mais delicioso ou inclusive apenas escaldá-las com água e um pouco de sal.

E, por último, para ajudar na digestão, podemos tomar suas raízes, mediante uma infusão e terminar uma refeição com uma xícara, para que a digestão seja mais leve e muito mais rápida.

Como você pode ver a moringa tem muitas propriedades e benefícios. Você pode encontrá-la em lojas de alimentos saudáveis ou informá-lo sobre os locais que a cultiva, já que é fácil de cultivar. As plantas ajudam a eliminar a gordura, regenerar a pele, melhorar a nossa saúde e a moringa, é uma que se destaca entre todas elas.

Receita de Chá de Moringa Gelado:

  • Uma colher e meia de chá das folhas secas de moringa;
  • 500ml de água fervente;
  • Mel a gosto;
  • Gengibre fresco;
  • Suco de laranja a gosto.

Adicione uma colher e meia das folhas secas de moringa a 500 ml de água fervente. Misture com um pouco de mel e gengibre fresco e suco de laranja a gosto. Agite vigorosamente a mistura durante dois minutos, coloque gelo e leve à geladeira por pelo menos 4 horas.

O chá gelado pode ser consumido também com água de coco ou até mesmo com caldo de cana no lugar do suco de laranja, garantindo assim um delicioso sabor refrescante e energético.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.