Moringa – Propriedades e Benefícios da Árvore da Vida

Moringa – Propriedades e Benefícios da Árvore da Vida

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Moringa

Moringa – Propriedades e Benefícios da Árvore da Vida que poucas pessoas conhecem. Além disso, é conhecida como “árvore da vida”, “planta milagrosa”, “carne verde” e até Fidel Castro – antigo líder de Cuba que morreu aos 90 anos – atribuiu a “cura” para a sua frágil saúde a esta planta. É um facto que a Moringa é um super alimento com vários benefícios.

moringa beneficioA Moringa (Árvore da Vida) oleifera, nome científico, é uma planta nativa do norte da Índia, da região dos Himalaias, mas produzida também na Ásia, África e zonas tropicais.

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) atribui grande importância a esta planta na luta contra a má nutrição em países subdesenvolvidos, uma vez que é considerada uma das plantas mais completas a nível nutricional em todo o mundo.

Propriedades da Moringa:

A Moringa (Árvore da Vida), também conhecida como acácia branca, tem mais de 90 nutrientes e é uma fonte de aminoácidos, vitaminas e minerais. Rica em vitamina A, B e C, além de minerais como ferro, cálcio , sódio, fósforo, magnésio e potássio, a planta fornece 4 vezes mais cálcio que o leite, 7 vezes mais vitamina C do que a laranja, 3 vezes mais potássio do que a banana e 4 vezes mais vitamina A do que as cenouras.

A abrangência de nutrientes dá a esta árvore propriedades multifuncionais. De acordo com a FAO, os produtos derivados da Moringa (Árvore da Vida) têm propriedades antibióticas, combatem os germes e parasitas e, para além das propriedades medicinais, a Moringa (Árvore da Vida) tem um valor nutricional único.

As propriedades desta planta fazem com que todas as suas partes possam ser aproveitadas, desde as folhas, às raízes, vagens, flores, cascas, sementes e frutas. A Moringa é muito usada na alimentação dos povos indianos, etíopes, entre outros, que garantem que a planta cura até 300 enfermidades. Então, confira Alguns dos Principais Benefícios da Moringa Para Saúde:

Dentre os Benefícios da Moringa (Árvore da Vida) Estão a:

  • Nutrição;
  • Redução dos níveis de glicose
  • Redução com moderação dos níveis de colesterol
  • Redução da pressão arterial
  • Efeito antioxidante
  • Articulações melhores em razão do efeito anti-inflamatório
  • Pode ser um ajudante no combate ao asma
  • Promove o aumento das defesas naturais do corpo
  • Promove o fortalecimento dos músculos e ossos
  • Aprimora o desempenho da funcionalidade mental
  • Promove o estímulo do crescimento do cabelo
  • Proteção do fígado e os rins
  • Disponibilização de energia
  • Auxílio no emagrecimento
  • Possui propriedades antibacterianas

Alimentos para humanos: De acordo com as propriedades alimentícias, a planta pode ser usada em tratamentos de desnutrição, pois é fonte de proteínas, vitaminas e sais minerais. Também pode ser usada no combate à obesidade e ao aumento do colesterol, com substituição de nutrientes correspondentes, porém com muito mais vitaminas e sais minerais, a carne e diversos outros alimentos que engordam ou que são fontes em gorduras saturadas.

Como consumir Moringa Oleífera (Árvore da Vida)?

Em Forma de Sementes:

A partir da semente da Moringa (Árvore da Vida) é possível a extração de óleo de qualidade parecida com o azeite de oliva. Ela também leva o título de melífera, propriamente a produção de abelhas. O mel das flores é medicinal e atinge um alto valor no mercado da Europa.

moringaPela criação intensa de sementes e flores, pesquisas atuais promovem a recomendação do plantio para o extrato de biodiesel, através das sementes. Para ingestão das sementes verdes, pode-se cozinha-las de forma semelhante ao quiabo, feijão e afins, e consumidas como salada.

Em Forma de Folhas:

Tanto as folhas quanto as flores dessa planta são consumíveis. Elas também produzem chás, especialmente os de uso contínuo.

Em Forma de Flores:

Existe um prato produzido a partir das flores, típico da Indonésia e Timor Leste, com o nome de makansufa. O processo realizado para a ingestão das flores é fritando-as em óleo de coco, e imergindo-as em leite de coco, e ainda acompanhadas de arroz ou também milho.

Em Forma de Vagens:

Vagens recém colhidas tem cozimento de mesmo modo de vagens de feijão. Elas são muito usadas dessa maneira no Haiti.

Em Forma de Cascas:

A partir das cascas é possível produzir artesanato, pois elas são perfeitas para o molde de cestos, por exemplo, facilitando trançados e afins. Elas também extraem fibra para a produção de tapetes. A seiva possui um sabor doce.

Como Cultivar uma Moringa (Árvore da Vida)?

De fato, as sementes podem ter a plantação em lugar específico, ou em sacos para replantio. Devem ser enterradas, numa profundidade mínima de 3cm. Não utilize muita água, pois as sementes podem ficar podres e acabam não germinando.

beneficio da moringa A hidratação com moderação, por duas vezes semanais, já basta. Há também a possibilidade de reprodução de mudas por estacas.

A planta não tem muitas exigências em relação aos solos e água, quando muito nova ou adulta, porém na etapa de início, para um bom enraizamento é necessário que a terra não tenha característica de aridez ou seca. Caso use hormônio, um enraizador favorece muito a distribuição por estacas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.