Moringa – Veja os Benefícios, Indicações e Como Consumir a Planta!

Moringa – Veja os Benefícios, Indicações e Como Consumir a Planta!

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Moringa

Moringa – Veja os Benefícios, Indicações e Como Consumir a Planta de forma correta. Além disso, a  Moringa é uma árvore medicinal que tem sido utilizado devido a seus muitos benefícios para um longo tempo. Nesta página, vamos destacar quais são suas principais propriedades curativas, quais são as partes usadas, o modo de aplicação… e também levaremos em conta seus perigos e contra-indicações.

moringaOriginalmente da Índia, geralmente mede cerca de 10 metros de altura. É um dos alimentos mais completos que existem atualmente, contém vitamina C, vitamina A, grande quantidade de potássio, proteínas, ferro, fósforo e muitas outras propriedades . Poderíamos dizer que é a comida com maior contribuição de vitaminas, potássio e proteínas que temos.

Graças ao seu rápido crescimento e sua grande contribuição nutricional, a Moringa está se tornando uma boa solução para melhorar a nutrição das áreas geográficas associadas à desnutrição, especialmente nas áreas do terceiro mundo da África e da Índia, contribuindo ao mesmo tempo, Cada uma de suas propriedades medicinais, conhecida há mais de 3500 anos.

Valor Nutricional da Moringa:

O conteúdo de vitaminas, minerais, ácidos graxos e aminoácidos da Moringa Oleífera a transformaram em um recurso natural maravilhoso para evitar a falta destes nutrientes básicos. Por outro lado, a grande quantidade de polifenóis e flavonóides contidos na Moringa Oleífera são responsáveis ​​pela sua atividade medicinal. Confira, de forma detalhada Moringa – Veja os Benefícios, Indicações e Como Consumir a Planta:

1. Combate a Anemia Ferropriva:

Entre os numerosos componentes da Moringa estão as vitaminas do grupo B, vitamina C e ferro, que nos ajudam a prevenir a anemia por deficiência de ferro, evitando a falta desses nutrientes em casos de dieta desequilibrada. A combinação de vitamina C e ferro nas folhas desta planta favorece a absorção desta última.

2. Previne a Artrite e Outras Doenças Articulares:

Moringa, como açafrão e gengibre, ajuda a reduzir a inflamação graças a alguns componentes, como os ácidos fenólicos, que têm um efeito anti-inflamatório no corpo. Além disso, seu conteúdo de magnésio, ferro, cobre, potássio ou cálcio nos ajuda a cuidar e fortalecer nosso sistema locomotor para prevenir doenças no futuro.

3. Trata Doenças Gástricas:

Moringa tem ação antiúlcera, por isso é de grande valor para prevenir úlceras no trato gastrointestinal. Também é benéfico para casos de gastrite, azia ou azia , e é ainda muito útil para combater a constipação.

beneficio da moringaComo a Moringa também tem um efeito antibiótico e antibacteriano, ajuda a reduzir ou inibir o crescimento de microrganismos patogênicos no trato digestivo. De fato, um dos usos que é dado à planta na medicina ayurvédica é expulsar parasitas como as minhocas.

4. Combate a Dor de Cabeça:

As folhas são usadas na medicina tradicional indiana para reduzir ou eliminar dores de cabeça, como enxaquecas e por sua ação anti-inflamatória. Também favorece o descanso e facilita o sono. Neste caso, um gesso é feito com as folhas e colocado na testa.

A infusão das folhas também é tomada. Como a Moringa também pode reduzir a febre, ela se revela um excelente remédio natural para combater a dor de cabeça derivada dos estados febris.

5. Beneficia Pessoas que tem Hipertensão Arterial:

A ação hipertensiva da Moringa é devido a componentes, tais como glicósidos tiocarbamato e isotiocianato, para que esta planta pode ser benéfica no caso de pessoas com hipertensão arterial. Também tem outros benefícios para o sistema cardiovascular, pois, entre outras ações nesse campo, a planta age como cardiotônico e também estimula a circulação sanguínea.

Para Quem a Moringa é Indicada:

Mesmo oferecendo tantos benefícios, tendo propriedades medicinais e sendo natural, a Moringa também pode oferecer alguns efeitos colaterais e deve ser evitada por grávidas, porque pode provocar contrações dos músculos uterinos.

Como Consumir a Moringa?

Ela pode ser consumida de diversas formas. As suas folhas e flores podem ser consumidas em saladas e sopas, e seu sabor lembra um pouco o sabor do agrião e do rabanete, sendo levemente picante.

moringa e seus beneficiosVocê também pode fazer chá de Moringa, e consumir o óleo e a semente, que são vendidos em farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais, como falaremos a seguir.

Outra opção são as cápsulas, que são uma maneira muito mais fácil de consumir e você pode comprar pela internet mesmo e receber na sua casa.

Como Fazer o Chá da Moringa?

Anote os ingredientes e o modo de fazer o chá de Moringa e ter os seus benefícios de forma rápida e fácil:

  • Uma colher e meia de chá das folhas secas de Moringa;
  • 500 ml de água fervente;
  • Mel a gosto;
  • gengibre fresco;
  • Suco de laranja a gosto.
  • Adicione uma colher e meia das folhas secas desta planta a 500 ml de água fervente.
  • Misture com um pouco de mel e gengibre fresco e o suco de laranja.
  • Agite vigorosamente a mistura durante dois minutos, coloque gelo e leve à geladeira por pelo menos 4 horas.
  • Você também pode substituir o suco de laranja pela água de coco ou caldo de cana.

Quais os Efeitos Secundários da Moringa:

  • Enquanto Moringa é um armazém de nutrientes, a Moringa precisa ser consumido com cautela. Aqui estão alguns dos efeitos secundários comumente conhecidos desta planta.
  • Muito disso pode perturbar a sua digestão. A Planta é um laxante suave natural usado para o tratamento da constipação. Por isso, deve ser utilizada com cautela.
  • É considerada um remédio abortivo. É irônico que em ratos machos, a planta aumenta a fertilidade e nas fêmeas, mostra atividade abortiva e contraceptiva!
  • Esta Planta não funciona bem com medicamentos para diminuir o sangue. Pergunte ao seu médico se lhe são prescritos tais medicamentos.
  • Uma dose diária desta planta é essencial para mantê-lo saudável. Como qualquer coisa em excesso é ruim.

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.