Moringa – O que é, Como Usar, Benefícios e Propriedades!

Moringa – O que é, Como Usar, Benefícios e Propriedades!

Moringa – O que é, Como Usar, Benefícios e Propriedades! 5.00/5 (100.00%) 45 votes

Moringa ou Moringa oleifera, é uma árvore nativa da Índia que cresce em países subtropicais do continente asiático e africano. Ela é também conhecida como Acácia-branca.

Tradicionalmente, as folhas da Moringa, vagens, sementes, óleo, flores, raízes, galhos e cascas são usadas tanto para a ingestão de alimentos e para restaurar e manter a saúde por causa de suas qualidades terapêuticas. Quando você ler o artigo, verá que não é uma coincidência que a moringa seja chamada de árvore da vida.

O que é Moringa? ou “Árvore da Vida”?

A Moringa oleifera, também conhecida como árvore da vida, é uma planta altamente valorizada e versátil que pertence à família Moringaceae. É uma árvore caducifólia de crescimento rápido que é nativa da Índia e é amplamente cultivada em áreas tropicais e subtropicais em toda a Ásia, África e América do Sul. É amplamente conhecido por muitos outros nomes, Árvore da Vida, Árvore milagrosa.

A Moringa oleifera tem proporcionado uma infinidade de benefícios em várias culturas desde os tempos antigos. Foi valorizado pelos romanos, egípcios e gregos pelo seu impacto medicinal em uma série de doenças. Hoje, seu uso tem sido encorajado por várias estudos cientificos para combater a desnutrição e seus efeitos nas regiões atingidas pela pobreza, principalmente devido à sua viabilidade econômica e rápido crescimento.

Valor Nutricional da Moringa:

Valor Nutricional da MoringaAs Folhas de Moringa e vagens são uma potência nutricional que fornece uma grande variedade e quantidade de proteínas essenciais, vitaminas e minerais. É uma rica fonte de aminoácidos essenciais, que são os blocos de construção das proteínas. Ela também contém uma quantidade significativa de vitaminas, como Vitamina A , Vitamina B1 (tiamina), B2 ( Riboflavina ), Vitamina B3 ( niacina ), Vitamina B6, folato e ácido ascórbico (vitamina C). Sua riqueza mineral inclui Cálcio, Potássio, Ferro, Magnésio, fósforo e Zinco . Ele contém uma quantidade muito baixa de gorduras e não oferece colesterol prejudicial.

A propriedade antioxidante da Moringa ajuda na proteção do fígado, cura do diabetes, proteção para os olhos, melhora a saúde cardiovascular, saúde óssea, urolitíase, cicatrização de feridas, cuidados com os cabelos e cuidados com a pele. Além disso, Ela também é rico em propriedades antibacterianas e antifúngicas que ajudam a combater infecções.

Os fitonutrientes presentes na planta são eficazes na prevenção de várias condições médicas, como câncer, doenças neurodegenerativas, asma brônquica, doença falciforme, nefrotoxicidade, colesterol alto, pressão alta, anemia e obesidade, além de ajudar a construir uma forte sistema imunológico.

A Moringa oleifera contém uma imensa riqueza de componentes saudáveis e fitonutrientes. Devido à sua extraordinária e inigualável gama de benefícios medicinais, foi nomeada a “árvore da vida” durante a crise alimentar na África.

Nas Filipinas, refere-se ao melhor amigo de uma mãe por causa de suas propriedades galactagógicas. A planta oferece uma rica mistura de poderosos antioxidantes, como o kaempferol, o ácido cafeoilquínico, a zeatina, a quercetina, a rutina, o ácido clorogênico e o beta-sitosterol. Estes poderosos antioxidantes encontrados na Planta possuem capacidade de eliminação de radicais livres e mostraram seu valor terapêutico na cura dos danos causados pelo estresse oxidativo. Além disso, parece ser realmente incrível para a saúde, não é? agora vamos conhecer mais detalhado como são os 20 Benefícios da Moringa Para Saúde.

1 – Moringa ajuda no Tratamento de Diversos Tipos de Câncer:

A Moringa Oleifera é um agente anticancerígeno e é altamente valorizada na terapia de tumores. Pesquisas científicas mostraram que seus extratos possuem propriedades quimiopreventivas atribuídas à presença dos componentes fenólicos quercetina e kaempferol.

Outro estudo mostrou o papel do composto bioativo niazimicina em restringir o desenvolvimento de células cancerígenas. Os extractos proporcionam efeitos quimio-moduladores no sentido de curar vários tipos de câncer, tais como o câncer do ovário, carcinogénese hepática e papilomagénese da pele, inibindo a proliferação de células cancerígenas malignas e induzindo a apoptose, também conhecida como morte celular programada.

2 – Moringa ajuda na Proteção do Fígado:

Os extratos da Planta exercem um efeito hepatoprotetor no fígado. Estudos realizados validaram a eficácia de suas folhas contra os danos ao fígado causados ​​por drogas antituberculares, bem como seus efeitos estimulantes na aceleração do processo de recuperação. Ajuda a restaurar os níveis de glutationa no corpo e previne a peroxidação lipídica hepática induzida por radiação. Esse efeito protetor é atribuído à presença de fitoquímicos como catequina, epicatequina, ácido ferúlico e Vitamina C encontrados na baqueta.

3 – Moringa ajuda na Perda de Peso:

A Moringa Oleifera é altamente nutritiva, carregada com caroteno, proteína, Vitamina C, Vitamina A, cálcio, antioxidantes e potássio. Muitas dessas ajudam na Perda de Peso. De acordo com um estudo com crianças mexicanas em idade escolar, observou-se que a deficiência de micronutrientes, como as vitaminas A e C, estava associada à obesidade, inflamação e resistência à insulina. Os produtos com Moringa, como chás e pós folheados, podem efetivamente fornecer esses itens.

4 – Moringa ajuda no tratamento de Distúrbios Estomacais:

Os isotiocianatos presentes na Moringa Oleifera são eficazes no tratamento de distúrbios abdominais, como constipação, gastrite e colite ulcerativa. Estudos mostraram que seus extratos podem ser considerados como uma alternativa fitoterápica eficaz a uma variedade de antiácidos e anti-histamínicos comercialmente disponíveis.

Estudos realizados mostraram que o tratamento com Moringa Oleifera leva à redução da ulceração e sua eficácia na cura da colite ulcerativa é comparável à prednisolona disponível comercialmente. Ela contém propriedades antibióticas e antibacterianos e exerce efeitos inibidores sobre o crescimento de vários agentes patogênicos.

Isso inclui as bactérias Helicobacter pylori e bactérias coliformes, que podem desencadear diarréia. Também ajuda no combate à obesidade graças às suas propriedades altamente nutritivas e com baixo teor de gordura. O impressionante teor de vitamina B em suas folhas ajuda na digestão e converte os alimentos em energia, em vez de armazená-los como gordura.

5 – Benefícios da Moringa Para Herpes:

A erva é eficaz contra a infecção causada pelo vírus herpes simplex. Os efeitos de cura de erva previnem o desenvolvimento de lesões na pele e inibem a formação de placa causada pelo vírus infectante.

6 – Benefícios da Moringa Para os Cabelo:

A Moringa Oleifera é um armazém de todos os nutrientes importantes para o cabelo sadio. A redução de cabelo acontece por causa de à carência de vitamina B – especificamente Vitamina B6, biotina, inositol e Ácido Fólico. Além disso, A Circulação sanguínea adequada para o couro cabeludo permite folículos pilosos a crescer mais forte e sadio. Vitamina C, juntamente com Vitamina E auxilia na adiantamento da circulação sanguínea no couro cabeludo. É crucial para preservar capilares que levam sangue para os folículos.

7 – Moringa possui Propriedades Antibacterianas:

A Planta possui propriedades antibacterianas e antimicrobianas e é eficaz contra o crescimento de micróbios causadores de doenças. Investigações científicas têm demonstrado que os extratos de Moringa exercem um largo espectro de atividade protetora contra os microrganismos de origem alimentar, tais como Salmonella, espécie Rhizopus, E. coli, Enterobacter aerogenus, Pseudomonas aeruginosa e Staphylococcus aureus. Esta atividade defensiva faz extratos de Moringa Oleifera perfeitos para fins de saneamento e preservação.

8 – Benefícios da Moringa Para Diabetes:

Estudos Realizados Mostraram que o tratamento com Moringa funciona positivamente para a redução de glicose no sangue, açúcar na urina e proteínas na urina em indivíduos diabéticos. De acordo com os estudos, também demonstrou uma melhoria notável nos níveis de hemoglobina e teor de proteína total dos indivíduos diabéticos.

9 – Benefícios da Moringa Para os Rins:

O Extratos da Planta exercem um efeito protetor contra a nefrotoxicidade, que se refere aos problemas renais causados ​​como consequência da exposição a certos medicamentos ou toxinas. Estudos revelaram que o efeito nefroprotetor da Planta auxilia na atenuação de lesões renais devido ao seu alto conteúdo antioxidante. Serve como um bioabsorvente eficaz e ajuda na remoção de metais pesados ​​e toxinas prejudiciais.

10 – Moringa Ajuda a Reduzir a Hipertensão:

A Moringa Oleifera é eficaz na manutenção de níveis ótimos de pressão arterial e níveis de colesterol no corpo. Componentes bioativos, como isotiocianato e niazinina, impedem o espessamento das artérias e reduzem o desenvolvimento de hipertensão pulmonar. Estudos confirmaram os efeitos hipocolesterolêmicos da Planta que ajudam a reduzir o aumento de gordura nos níveis de colesterol no fígado, nos rins e no soro.

11 – Moringa Para os olhos:

A Moringa Oleifera rica em antioxidantes é benéfica para fornecer proteção contra danos na retina. Estudos científicos forneceram evidências de apoio em relação aos efeitos protetores de retina da Moringa em indivíduos de teste. O tratamento ajuda a prevenir a dilatação dos vasos da retina e mantém a vasculatura retiniana intacta. Também inibe o espessamento das membranas capilares e previne a disfunção da retina.

12 – Moringa Ajuda no Tratamento da Asma:

Os benefícios dos extratos da plantas incluem alívio da asma brônquica e inflamação causada nas vias aéreas. Os extratos das Sementes de Moringa possuem qualidades antialérgicas. A pesquisa científica mostraram que a ação inibitória da Planta sobre as reações de hipersensibilidade envolvidas em várias doenças alérgicas, incluindo rinite alérgica e anafilaxia.

Segundo a pesquisa, o tratamento com a Planta ajuda a reduzir a gravidade dos ataques de asma e vários sintomas, como chiado, tosse, dispneia e contração do tórax. Estende seus efeitos protetores contra constrições brônquicas e estimula uma melhor função pulmonar e respiração.

13 – Protege o Sistema Cardiovascular:

Os Extratos da Moringa Oleifera são úteis na prevenção de danos cardíacos ou miocárdicos, devido à presença de poderosos antioxidantes. Eles exercem efeitos antidiabéticos no tratamento do diabetes mellitus. Pesquisas conduzidas sobre este assunto forneceram evidências que comprovam os efeitos antiperoxidativos e cardioprotetores da Planta terapêutica. O tratamento com ela ajuda a inibir o aumento da peroxidação lipídica no tecido miocárdico e ajuda a manter um coração saudável .

14 – Moringa Tem Propriedades Imunossupressoras:

As Sementes da Moringa possuem propriedades imunossupressoras. A imunossupressão deliberada é necessária para inibir a ativação do sistema imunológico do corpo, a fim de evitar a rejeição de certos tratamentos, particularmente transplantes de órgãos e doenças autoimunes, como artrite reumatóide.

Estudos mostraram que a ação imunossupressora das Sementes da Moringa Oleifera ajudam a melhorar a produção de anticorpos para permitir que novos órgãos e materiais transplantados se instalem com segurança no corpo.

15 – Moringa Melhora a Saúde Óssea:

Os Extratos da Planta são benéficos para a manutenção de ossos saudáveis, o que é atribuído à presença de minerais essenciais como cálcio e fósforo. Seus extratos possuem propriedades anti-inflamatórias e são eficazes no tratamento de condições dolorosas, como a artrite , ao mesmo tempo em que ajudam a curar várias doenças ósseas, como a fratura da mandíbula ou dos ossos da mandíbula.

16 – Trata Doenças Neurodegenerativas:

A eficácia da Moringa Oleifera tem sido muito valiosa no tratamento de doenças neurodegenerativas. Pois, Estudos Realizados mostraram que que o tratamento com o seu extratos tem o potencial para alterar monoaminas do cérebro como noradrenalina, serotonina e dopamina, e estende-se a sua proteção contra deficiências monoaminérgicos relacionadas com a doença de Alzheimer.

17 – Moringa fortalece o Sistema Imunológico:

Os extratos etanólicos da folha de Moringa ajudam a estimular o sistema imunológico do corpo. Também ajuda a melhorar a resposta imune celular e exerce efeitos positivos em vários outros valores do sistema imunológico, como contagem total de leucócitos, anticorpos e reação de hipersensibilidade.

18 –  Previne a Formação de pedras nos Rins:

O Extrato da Planta são eficazes contra a formação de pedras no rim, bexiga e útero. De acordo com estudos, a administração da raiz melhora a atividade anti-urolithiatic e resultou numa redução notável dos níveis urinários de oxalato. O efeito curativo da Planta também mostrou uma redução na formação de depósitos de pedra e ajuda na regulação da síntese de oxalato endógeno.

19 –  Moringa ajuda na cicatrização de feridas:

O Extrato aquoso da Moringa Oleifera possui propriedades significativas de cicatrização de feridas. Estudos realizados mostraram que ela tem efeitos curativos no tratamento de feridas.

20 –  Aliviar dores no Corpo:

A ação analgésica da Planta pode mitigar ou aliviar a dor que podemos sofrer em nosso corpo. Em particular, foi demonstrado que a Moringa é eficaz na redução da dor causada pela artrite.

Afinal, Como consumir a Moringa?

A Moringa Oleifera pode ser consumida de várias formas, uma vez que todas as partes da árvore são comestíveis tanto para animais quanto para humanos. Veja a seguir as melhores formas:

Raízes:

As Raízes da Moringa possuem formato semelhante às cenouras, só que menores. Por apresentarem um sabor picante, elas podem ser utilizadas na forma de saladas, assim como as flores da planta.

Folhas:

As folhas verdes da Moringa Oleifera podem ser utilizadas tanto para fazer saladas ou serem cozidas, na forma de chá ou de temperos complementares de sopas, por exemplo.

Sementes:

As Sementes da Moringa podem ser comidas torradas, cozidas (como os feijões brancos ou a soja, por exemplo) ou extraídas em forma de óleo, que tem qualidade semelhante ao azeite de oliva. Ainda, há pessoas que as usam em forma de mel, que é considerado medicinal.

Vagens:

As vagens da Moringa Oleifera podem ser cozidas e inseridas em uma refeição comum, podendo ser abertas para se consumir as sementes dentro delas.

Flores:

Com as flores da planta, é possível fazer um prato chamado makansufa, bem famoso na Indonésia e no Timor Leste. Nesta iguaria, as flores são fritas em óleo de coco e imersas no leite de coco, sendo consumidas com Milho ou Arroz.

No entanto, elas também podem ser consumidas em vitaminas ou sucos ou com outros legumes, como a Cenoura e a Beterraba, além de frutas como a Maçã, Abacaxi, caju, Laranja, Mamão, Melão, dentre outras.

Há também a possibilidade de consumir o chá medicinal das Flores de Moringa, que é altamente indicado para resfriados ou gripes, sendo muito popular em vários países do mundo.

Cápsulas:

Ainda, também existe a possibilidade de consumir a Moringa em forma de cápsulas. Elas estão à venda em vários mercados e são feitas a partir do pó das folhas.

Extrato:

Você também encontra à venda o extrato da planta, que é obtido a partir das cascas e raízes da planta.

Mel:

O mel da Moringa é feito a partir das flores ou das sementes da planta e pode ser facilmente encontrado à venda no mercado.

Abaixo, Confira algumas receitas de chá de moringa:

1. Receita do Chá de Moringa com Gengibre e Mel:

Agora vamos aprender como preparar um chá de moringa com mel:

Ingredientes:

  • 1 ½ colheres de chá de folhas secas de Moringa Oleifera;
  • 500 ml de água fervente;
  • Mel a gosto.

Modo de preparo:

  • Adicionar as folhas secas em 500 ml de água fervente.
  • Tampar e deixar descansar por 10 minutos;
  • Coar o chá e adicionar o Mel a gosto.
  • Passar a mistura para uma jarra e se quiser beber geladinho, deixar na geladeira durante quatro horas.

2. Receita de Chá de Moringa Gelado:

Ingredientes:

  • Uma colher e meia de chá das folhas secas de moringas;
  • 500ml de água fervente;
  • Mel a gosto;
  • Gengibre fresco;
  • Suco de Laranja a gosto.

Modo de preparo:

  • Adicione uma colher e meia das folhas secas a 500ml de água fervente.
  • Misture com um pouco de Mel e Gengibre fresco e suco de laranja a gosto.
  • Agite vigorosamente a mistura durante dois minutos, coloque gelo e leve à geladeira por pelo menos 4 horas.

O chá de moringa gelado pode ser consumido também com água de coco ou até mesmo com caldo de cana no lugar do suco de laranja, garantindo assim um delicioso sabor refrescante e energético.

3. Chá da Raiz de Moringa:

A raiz da Moringa Oleifera tem um sabor picante mas agradável, esta parte da planta parece com uma cenoura pequena e é rica em minerais, proteínas e vitaminas. A raiz é consumida em muitos países como uma verdura banal.

O chá da raiz de moringa Oleifera ajuda homens com problemas de ejaculação precoce, limpa o organismo, ajuda a combater os nervos, estimula o apetite, diminui a dor nos rins e ajuda a digestão.

Ingredientes:

  • 1 porção de raiz de moringa Oleifera;
  • 250 ml de água. (ou a quantidade de chá desejável)

Modo de Preparo:

  • Este chá prepara-se de forma simples, basta ferver durante alguns minutos a raiz da planta com uma quantidade de água suficiente para os seus chás.
  • Depois é só retirar a raiz, deixar esfriar um pouco e pode servir.

4. Chá das Folhas Secas de Moringa:

Esta planta é considerada das mais ricas em nutrientes, foi considerada pela Organização Mundial da Saúde como uma das plantas mais benéficas para o ser humano. As suas folhas verdes têm um sabor suave a picante, muito parecido com o Agrião. Algumas das folhas secas são moídas obtendo um pó para uso culinário, ajudando a aumentar o nível nutricional dos alimentos.

Ingredientes:

  • 1 porção de folhas secas de moringa
  • 250 ml de água. (ou a quantidade de chá desejável)

Modo de Preparo:

  • As folhas secas de moringa também servem para fazer chá, basta colocar um pouco de água para ferver e tampe.
  • Misture as folhas e deixe de infusão durante alguns minutos.

5. Chá das Flores de Moringa: 

As Flores de moringa podem ser usadas para diversos fins, na Ásia estas flores são fritas em óleo de coco e são comidas com milho ou arroz. O chá das flores de moringa é considerado medicinal, este chá combate os resfriados, tudo devido aos seus nutrientes e vitaminas. O chá também ajuda na perda de peso, como é muito nutritivo o corpo não sente a falta dos excesso que cometia anteriormente, deve começar a tomar este chá assim que resolver mudar a sua dieta para uma dieta mais saudável.

Ingredientes:

  • 1 porção de Flores de moringa;
  • 250 ml de água. (ou a quantidade de chá desejável)

Modo de Preparo:

  • Para fazer este chá basta juntar umas flores da Planta num bule,
  • Depois, junte água previamente fervida e deixe de infusão durante uns minutos até o chá ganhar alguma tonalidade e cheiro.

Onde Comprar a Moringa?

A Moringa contém vitaminas, nutrientes e sais minerais essenciais para o nosso corpo e com ela você terá um sistema corporal protegido e funcionamento muito bem. Com isso esses cientistas criaram o suplemento Life Moringa.

Com esse suplemento vitamínico você terá resultados fantásticos em sua vida que vão melhorar muito a sua saúde e te prevenir de mais de 300 doenças. Vamos falar neste artigo os principais benefícios do suplemento e explicar como adquirir este produto com um preço bem especial.

A Life Moringa é um suplemento vitamínico completo para sua saúde. O produto é rico em vitaminas, sais minerais e nutrientes. Ele possui todos os ativos necessários para o funcionamento correto de todo o nosso sistema.

  • Diminuição do colesterol ruim e controle da pressão arterial;
  • Auxílio no emagrecimento;
  • Alivia dores da artrite e artrose;
  • Alivia sintomas do ciclo menstrual;
  • Elimina a diabetes;
  • Previne doenças cardíacas;
  • Regenera os ossos e os músculos;
  • Previne doenças respiratórias;
  • Melhora a saúde da pele e a saúde dos olhos;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Ajuda a combater o stress, a depressão, a ansiedade e muito mais.

Life Moringa age de dentro para fora do organismo, proporcionando mais saúde ao corpo de maneira em geral, além de todos os benefícios listados acima, ele auxilia no emagrecimento, combate problemas de depressão, ansiedade, estresse e enxaqueca.

Atua também nas atividades cerebrais, melhorando a memória e aumentando a capacidade de aprendizado, atua no fortalecimento e crescimento do cabelo. Ajuda a fortalecer o funcionamento de todo o sistema imunológico deixando o seu corpo sempre alerta e protegido, alivia as cólicas e regula o ciclo menstrual.

É um produto 100% natural, por isso não possui contraindicações, é um produto testado e aprovado pela a Anvisa, com ele você vai sentir uma mudança radical na sua saúde.

Seu Risco é Zero quanto ao pagamento, Aproveite o preço promocional do produto HOJE, Eu tenho certeza que não vai se arrepender. Então. Clique Abaixo para comprar:

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Beba Esse Suco Para Diminuir os Níveis de Açúcar no Sangue

Como Fazer Chá de Moringa