Moringa – O que é, Como Usar e Para que Serve a Moringa

Moringa – O que é, Como Usar e Para que Serve a Moringa

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Moringa

A Moringa é bastante conhecida por seus incríveis benefícios para saúde. Além disso, a Moringa Oleífera é uma das espécies mais conhecidas e mais amplamente distribuídas e naturalizadas de uma família monogênica Moringaceae. Afinal de contas para que a planta da Moringa oleífera serve?

Quais os benefícios da morinda oleífera? No final deste texto daremos a você todas as respostas sobre Moringa oleífera.

Benefícios da Moringa

A árvore Moringa oleífera varia em altura de 5 a 10 m e é encontrada selvagem e cultivada em todas as planícies, especialmente em cercas vivas e em quintais, cresce muito bem sob o clima tropical e é abundante no leito de rios arenoso dos rios e Córregos.

A Moringa oleífera tolera uma ampla gama de chuvas com exigências de precipitação mínima anual estimadas em 250 mm e máxima em mais de 3000 mm.

O que é a Moringa:

A Moringa oleífera que dá origem à Moringa, é conhecida como árvore baqueta. Trata-se de uma planta altamente valorizada e versátil que pertence à família Moringaceae. É uma árvore cultivada em áreas tropicais, portanto pode ser encontrada na Ásia, África e também América do Sul.

A Moringa é amplamente conhecida por muitos outros nomes, como acácia branca, árvore rabanete de cavalo, moringueiro, cedro e quiabo de quina. Ela é rica em nutrientes e pode ser inserida na alimentação através de saladas de folhas.

Embora a ciência moderna tenha descoberto seu valor recentemente, a planta foi amplamente utilizada por vários povos de culturas antigas, como gregos, egípcios, e romanos pelo seu alto valor medicinal e consequentemente nutricional.

Hoje o consumo da planta vem sendo incentivado por diversas organizações humanitárias para combater a desnutrição e seus efeitos nas regiões atingidas pela pobreza.

A natureza tem muita coisa boa para nos oferecer. É até inacreditável como preferimos consumir tantas coisas industrializadas, sendo que o natural proporciona saúde plena e prevenção de várias doenças.

Como Usar a Moringa:

Como visto acima, todas as partes dessa generosa plantinha são aproveitadas. Seja para a alimentação ou em remédios alternativos. Contudo a planta tem outras potencialidades que vêm sendo estudadas.

O óleo de sua semente possui importância industrial e é aproveitado para lubrificar maquinarias delicadas, é também empregado em cosméticos como perfumes e utilizado para biocombustível.

A planta também é usada como forrageira, para alimentar carneiros, cabritos, coelhos, galinhas caipiras, vacas leiteiras. E como a planta floresce o ano todo, suas flores são uma opção na alimentação de abelhas.

Outro fator que ressalta a importância da planta é seu potencial de realizar um tratamento químico da água ao decantar bactérias e resíduos. Após macerar as sementes de Moringa e adicionar à água, ela atrai argila, sedimentos e bactérias, que se acumulam no fundo do recipiente e deixam a água clara e potável. Ela melhora em 99% a qualidade da água com seu efeito purificador.

Moringa

Três sementes purificam cerca de um litro de água. O ideal é utilizar sementes colhidas recentemente para o tratamento de água. O tempo ideal de decantação da água é de 90 minutos. Quanto maior o tempo e repouso, maior a quantidade de partículas irão se acumular no fundo do recipiente.

Após esse processo a água precisa ser filtrada, coar com um pano já faz esse trabalho. Coar é muito importante pois o material orgânico decantado inicia um processo de decomposição após o tratamento.

Diversos estudos analisam um composto ativo à base da semente da planta, que poderia ser implantado como uma alternativa viável de agente coagulante em estações de tratamento da água convencionais.

Atualmente são utilizados produtos químicos como sais de alumínio para realizar a coagulação e a floculação da água, resultando em um lodo com compostos químicos que não podem ser descartados de qualquer maneira.

Contudo, com o uso da Moringa, forma-se um lodo totalmente biodegradável que não oferece riscos ao meio ambiente. Pesquisas mostram que sementes de Moringa oleífera não alteram significativamente o pH e a alcalinidade da água e não causam problemas de corrosão.

Tanto sementes da stenopatala, como da oleífera possuem as mesmas propriedades purificadoras da água. De acordo com o Instituto Trata Brasil, seis milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada. Por isso, a expansão da Moringa no território brasileiro é essencial.

Atualmente a planta é conhecida no estado do Maranhão e vem sido difundida no sertão nordestino. O vegetal cresce onde mais se precisa dela. A região entre os trópicos é assombrada pelas mortes por desnutrição e ingestão de águas contaminadas.

A resistência da Moringa traz a esperança de uma água limpa e uma rica fonte alimentar para esses locais que sofrem tanto com o clima e com o solo. Com todos seus atributos, é difícil não reconhecer a Moringa como uma das plantas mais generosas do planeta.

Para que Serve a Moringa:

A Moringa é uma verdadeira planta milagrosa e que pode trazer vários benefícios para a saúde. Isso porque todas as suas partes – folhas, sementes, raízes, cascas, flores, vagens e frutas– podem ser aproveitadas na alimentação humana ou como elementos curativos de doenças.

 

Para que serve a Moringa

Veja alguns Deles:

  • Melhora as funções mentais, como a memória e capacidade de aprendizagem;
  • Melhora as articulações, graças ao seu efeito anti-inflamatório;
  • Combate à anemia, devido ao seu alto teor de Ferro;
  • Aumenta a produção de leite materno;
  • Reduz os níveis de glicose no sangue;
  • Melhora a imunidade do organismo;
  • Oferece mais beleza e saúde à pele;
  • Ajuda no crescimento do cabelo;
  • Combate e previne a cegueira;
  • Fortalece os músculos e ossos;
  • Reduz o colesterol ruim (LDL);
  • Fortalece os músculos e ossos;
  • Queima a gordura corporal;
  • Fornece energia ao corpo;
  • Protege o fígado e os rins;
  • Reduz a pressão arterial;
  • Trata pacientes com HIV;
  • Ajuda na perda de peso;
  • Acelera o metabolismo;
  • Combate a asma.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.