Receita Completa de Tapioca com Moringa

Receita Completa de Tapioca com Moringa!

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Moringa

Receita Completa de Tapioca com Moringa super simples e muito fácil de fazer. Alem disso, moringa Oleifera, também popular como Acácia branca. Essa erva é utilizada há milênios por povos na África, Índia e Ásia para fins culinários, pois o seu sabor é semelhante ao do rabanete.

A Moringa Oleifera é rica em vitamina A, vitamina B e vitamina C, além de minerais como o cálcio, o sódio, o ferro e o fósforo, o magnésio e o potássio, a planta ainda fornece quatro vezes mais cálcio que o leite, sete vezes mais vitamina C do que a laranja, três vezes mais potássio que a banana e quatro vezes mais vitamina A do que a cenoura.

Conhecida também como aipim ou macaxeira) hidratada. A tapioca é um alimento natural com baixo teor de sódio, sem gordura, rico em carboidratos de fácil digestão e sem glúten.

O glúten é uma proteína que pode gerar inflamação no organismo, favorecendo o acúmulo de gordura, prejudicando o intestino e causando inchaço, algumas pessoas podem ainda, ter alergia ao glúten.

Como a tapioca é rica em carboidratos e pobre em fibras, seu índice glicêmico é alto e isso faz com que o carboidrato da tapioca seja absorvido rapidamente, aumentando o pico de glicemia no sangue.

Para evitar isso, nossa sugestão é incluir a Moringa oleifera (farinha ou pó) na massa ou no recheio, e colocar um fio de óleo de coco para prepará-la.

A Moringa oleífera, além de ser rica em vitaminas e minerais, não ter glúten, possui muitas fibras e proteínas, diminuindo este índice glicêmico. Então, confira agora a receita de tapioca com moringa.

Para a Massa da Tapioca com Moringa:

Coloque 3 colheres de sopa da tapioca em uma peneira para deixá-la soltinha. Junte 1 colher de café do pó ou farinha de Moringa oleifera, misture bem. Coloque em uma frigideira, aqueça e vire a massa dos 2 lados.

Recheio da Tapioca com Moringa:

Cogumelo e Castanha de Caju:

  • 1 col. (sopa) de azeite de oliva;
  • 1 dente de alho amassado;
  • Sal rosa a gosto;
  • ½ xíc. (chá) de cogumelo shiitake;
  • ½ xíc. (chá) de cogumelo paris cortado em lâminas;
  • ½ xíc. (chá) de castanha de caju triturada;
  • ½ col. (chá) de cúrcuma moída (opcional);
  • 1/3 de xíc (chá) de salsinha picada;

Modo de Preparo:

Em uma panela em fogo baixo, adicione o azeite e o alho amassado. Esquente por 15 segundos. Adicione o sal.

Acrescente os cogumelos, e cozinhe por uns 10 min. Desligue o fogo e coloque as castanhas de caju, a cúrcuma e a salsinha picada. Misture tudo. Recheie a tapioca.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.